UNOESC

Acadêmicos realizam viagem de estudos

Acadêmicos realizam viagem de estudos

Acadêmicos de Pedagogia e Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste participaram, neste mês, de uma viagem de estudos à região Missioneira do Rio Grande do Sul. Os estudantes foram acompanhados pelos professores, Paulo Ricardo Bavaresco e Álvaro Cielo Mahl.

 Durante a viagem, os alunos conheceram as Reduções Jesuíticas de São Miguel das Missões (RS). O espaço histórico, no qual se consolidou a maior experiência educativa e cultural dos padres jesuítas no Brasil, é considerado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) como patrimônio da humanidade. Os estudantes também participaram do espetáculo "Som e Luz", que narra a história da educação, cultura, trabalho e resistência dos padres jesuítas e dos povos guaranis.

 Na cidade de Santo Ângelo (RS), os alunos visitaram a Catedral Angelopolitana, que foi restaurada nas cores e representações sacras originais. O Memorial da Coluna Prestes também integrou o roteiro da viagem. No Memorial, foi possível ter acesso a documentos, relatos e objetos da Coluna Prestes.

 Segundo a coordenadora de Pedagogia, professora Giovana Di Domênico Silva, e a coordenadora de Psicologia, professora Lisandra Antunes, a viagem de estudos contribui para a formação de profissionais diferenciados para o contexto social e educacional. As professoras destacam que a viagem também insere os alunos nas discussões proclamadas por duas resoluções do Conselho Nacional de Educação: a resolução que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, e a resolução, que estabelece as Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos.

  "A região em estudo mostra também o conflito entre o rural e o urbano, o impacto da sociedade atual sobre o meio ambiente, objeto que a Psicologia e a educação ambiental perseguem em seus estudos", ressaltam as professoras.

 Para a acadêmica de Pedagogia, Maristela Ramgrab, a atividade possibilitou um conhecimento mais aprofundado da história missioneira e um enriquecimento cultural. "A interação com essa história possibilitou conhecer a realidade e as contribuições que os padres Jesuítas e os índios Guarani protagonizaram. Além disso, fez-me reconhecer e respeitar a trajetória de luta desse povo guerreiro", conclui Maristela.

 A estudante de Psicologia, Juliana Vogel, salienta que a viagem permitiu desconstruir e construir saberes. "As vivências adquiridas são importantes para a nossa formação como profissionais e, principalmente, como pessoas", resumiu Juliana.


Alunos serão beneficiados com bolsas de estudo Anterior

Alunos serão beneficiados com bolsas de estudo

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado Próximo

Inscrições abertas para Mestrado e Doutorado

Deixe seu comentário