O Ministério da Infraestrutura e o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) entregaram nesta sexta-feira, dia 15, o viaduto de acesso ao município de São José do Cedro, em Santa Catarina, localizado no km 104 da BR-163/SC. Também está sendo liberada a rotatória que faz a ligação com o município de Princesa. Iniciadas em 2014 e depois suspensas, as obras foram retomadas em 2019 com a elaboração de projeto básico e executivo e estão sendo concluídas agora, reforçando a logística de transportes do estado.
As estruturas integram o segmento de 47,6 quilômetros da BR-163/SC, situado entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira.
O viaduto e a rotatória entregues aos usuários são parte da solução de engenharia projetada pelo Dnit para a travessia urbana de São José do Cedro. Eles passam a integrar um importante corredor logístico que liga a região Oeste de Santa Catarina às demais regiões do estado, sendo também rota de veículos de carga originários do Rio Grande do Sul, beneficiando o transporte da agroindústria.
Os serviços de pavimentação sobre o viaduto foram executados em pavimento rígido, ou seja, em concreto. Também foram implantados dispositivos de segurança que são as barreiras em concreto, em função de o viaduto ter sido feito em aterro. Outros serviços complementares foram drenagem, sinalização e pavimentação das vias laterais, em fase de conclusão.
PRÓXIMA ETAPA
Os trabalhos de recuperação da BR-163 continuarão avançando após a conclusão dessa primeira frente de trabalho. A Torc dará sequência à revitalização da rodovia a partir de Guaraciaba, com execução do pavimento de concreto sobre o asfalto existente na pista principal, alargamento de pistas em trechos críticos e melhorias em toda a infraestrutura da via, caso de sinalização, dispositivos de segurança e drenagem. Essa fase prevê a execução de obras em um trecho de 20,6 km da BR-163.
PROJETO DE RECUPERAÇÃO
O contrato assinado entre a Torce o Dnit prevê a execução de obras de ampliação da capacidade, restauração e eliminação de pontos críticos da BR-163 num trecho de 47,6 km, entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira.
Dentre as melhorias previstas destaca-se a recuperação e modernização do pavimento, com a execução de pavimento de concreto sobre o asfalto existente, gerando maior desempenho e durabilidade. Além disso, haverá a implantação de terceiras faixas em pontos estratégicos e adequações no traçado, obras que aumentarão os padrões de segurança e fluidez em uma rodovia com tráfego intenso de veículos de carga. Estão previstas ainda a construção de vias laterais, intervenções em interseções e acessos, paradas de ônibus, travessias urbanas e implantação de obras de arte especiais.
Fonte Dnit e Torc
Deixe seu comentário