Entidades do setor produtivo são recebidos pelo presidente da Assembleia |
Os Cursos de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho e São Miguel do Oeste promoveram a 4ª temporada do Psicoflix, uma atividade on-line na qual é realizada a análise psicológica de personagens de séries, filmes ou livros. Nesta temporada, foram analisados os personagens: Wandinha; Joe Goldberg da série "You"; e Jeffrey Dahmer da série "Dahmer: um canibal americano" (história real). A escolha para as análises foram os três personagens mais votados em uma enquete realizada entre os alunos.
A análise foi realizada pelo professor Matias Trevisol e pelos egressos do Curso, Newton Gabriel de Andrade Bervian, Alexandra Biesdorf e Bruna Cristina Tomazeli.
O Coordenador do Curso de Psicologia da Unoesc Pinhalzinho, Álvaro Cielo Mahl, destaca que a utilização, com sua devida licença poética, de personagens ficcionais para a aprendizagem, por meio da exemplificação de conceitos teóricos da Psicologia, facilita o entendimento dos estudantes.
“Assim como nas outras edições, percebemos que os personagens despertam interesse e curiosidade, prendendo a atenção o que, por sua vez, facilita a compreensão dos conceitos em termos técnicos estudados em aula”, reforça Mahl.
O psicólogo, Newton Gabriel de Andrade Bervian, egresso da Unoesc e Mestre em Biociências e Saúde, explica que os três personagens estudados apresentam traços de transtorno de personalidade antissocial, não sendo possível fechar um diagnóstico, porém permitindo a análise e debate sobre esta condição. A Wandinha Addams e Joe Goldberg são personagens ficcionais, que buscam um ajustamento social, enquanto Jeffrey Dahmer é um personagem baseado em fatos reais do assassino americano homônimo, que matou 17 homens entre 1989 e 1991.
“A atividade permite aliar conceitos técnicos e teóricos à prática, por meio do estudo de caso dos personagens, o que chama a atenção por estar no imaginário popular. O estudo possibilita também uma troca de experiências e visões entre estudantes, egressos e professores, ampliando a visão acadêmica para além da sala de aula”, salienta Bervian.
Ascom
Deixe seu comentário