SÃO MIGUEL DO OESTE

Solenidade marca a Passagem de Comando do 12º BBM

  • Fotos Folha do Oeste -

No fim da tarde desta terça-feira, dia 25, foi realizada no Quartel do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) em São Miguel do Oeste, a solenidade de Passagem de Comando do 12º Batalhão de Bombeiros Militar. Durante o ato solene, o tenente-coronel Marco Antônio Eidt deixou o comando local, que foi assumido pelo tenente-coronel Anderson Medeiros Sarte. A programação prestigiada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Fabiano de Souza, e acompanhada por lideranças, bombeiros militares e familiares, também contou com a formatura de uma nova turma de bombeiros comunitários.
Para o tenente-coronel Eidt, que permaneceu no comando do 12º BBM em São Miguel do Oeste por oito meses, esta foi uma oportunidade ímpar para a sua carreira. “Foi uma experiência muito enriquecedora, porque sou da região então pude interagir com o público, com a identidade cultural, e em função dessa identidade pude solucionar problemas mais na ‘raíz’. A gente olha com outro carinho quando é mais próximo da localidade”, aponta.
Eidt ainda avalia que São Miguel do Oeste e região contam com um serviço de bombeiros de excelência. “Temos um efetivo bem treinado, qualificado, temos boas condições de trabalho, temos ferramentas, materiais e equipamentos muito bons. Sempre há o que melhorar, coisas para adquirir e conquistar, naturalmente, e esse sempre foi o foco. de investir em mais questões tecnológicas e ergonômicas para trazer mais qualidade de trabalho para o efetivo. A comunidade conta com um bom trabalho dos bombeiros, e com certeza será dado continuidade com o novo comando”, afirma. Após deixar o comando local, Eidt segue para um novo desafio, no comando do Batalhão do Corpo de Bombeiros em Curitibanos.
Em São Miguel do Oeste, após assumir o 12º BBM, o tenente-coronel Anderson Medeiros Sarte, já pontua algumas demandas, como a obra de ampliação do quartel que está em andamento. “Esse é um dos desafios que ficam sob a minha responsabilidade em São Miguel do Oeste. Mas tenho responsabilidades também com os outros municípios que compõem o Batalhão, que somam 28 municípios. Uma região grande, temos 11 quarteis e dentre esses 11, São Miguel do Oeste está com ampliação, e um quartel de Cunha Porã que necessita de uma nova sede. Já são alguns alinhamentos de Plano de Comando que foram entregues a mim, para que eu possa dar continuidade. E além disso, temos o desafio que a própria região nos traz, com relação ao pré-atendimento hospitalar, o tráfego de trânsito que acaba sendo muito intenso, o que resulta em bastante atendimento de resgate veicular, e atendimento pré-hospitalar, então uma das responsabilidades que tenho também é reforçar as equipes na qualidade desse atendimento, e melhorar o nosso tempo resposta”, afirma.
Outros desafios citados pelo novo comandante é também manter a capacitação do efetivo, e ainda reduzir custeio das OBMs (Organizações de Bombeiro Militar), através de investimentos em placas solares, em captação da água da chuva, tentando evitar que os quarteis onerem a sua gestão e administração local.
Sobre a ampliação na sede do Batalhão, a previsão é de que a entrega ocorra em outubro deste ano. Com relação ao efetivo, o tenente-coronel adianta que será batalhado por mais efetivo para oferecer sempre um serviço de qualidade. “Mas, a gente também vem com outros projetos, que permitem complementar, e fazer com que a própria sociedade desenvolva essa cultura preventiva, e a partir disso também se torne um apoiador nosso, desde sabendo quando nos acionar, em que momento nos acionar, para que o recurso realmente seja utilizado no momento certo. Para que não se tenha acionamentos que não representam urgência e emergência. Creio que essa cultura prevencionista sendo expandida através de projetos sociais como o projeto Golfinho, projeto Bombeiro Mirim, e o próprio projeto do Bombeiro Comunitário vai nos permitir ter essa abrangência maior junto com a sociedade, e dialogando com eles, a agente consiga melhorar essa resposta operacional”, aposta.
“Há também a possibilidade da comunidade atuar conosco, durante as ocorrências, fazendo o Curso de Formação de Bombeiros Comunitários. A partir deste curso, eles recebem tanto a teoria quanto a prática, realizam estágios, e a partir do ato de formatura, eles estão habilitados a trabalhar com a equipe do Corpo de Bombeiros, tirando plantões”, explica. Segundo o comandante, o Governo do Estado repassa um valor, para que este bombeiro possa custear a alimentação e deslocamento. Um incentivo para que ele possa ir até o quartel, permitindo que ele tenha uma formação e agregue no currículo, principalmente daqueles que já atuam na área da saúde, ou que tem alguma afinidade nesta área preventiva. “Fica o convite para aqueles que tiverem o interesse”, reforça.
O tenente-coronel Anderson ainda cita que é muito importante a aproximação dos bombeiros com a sociedade. “Que a sociedade participe das palestras, como as que estão sendo feitas nas escolas com relação a prevenção contra sinistros, acidentes dentro do ambiente escolar, dentro de todo esse receio que se tem dessas invasões que aconteceram em escolas. Que os pais possam dialogar com seus filhos, quando eles trouxerem algum assunto que foi abordado pelo Corpo de Bombeiros ou até a Polícia Militar”, complementa.
Presente na solenidade, o comandante-geral coronel BM Fabiano de Souza destacou que a visita em São Miguel do Oeste foi especificamente para acompanhar a solenidade de troca do comando. Durante o ato, o comandante-geral enalteceu as atividades e empenho dos bombeiros militares e dos 16 bombeiros comunitários, que se formaram na data do evento. O coronel também desejou sucesso ao tenente-coronel Eidt, e ao novo comandante do Batalhão de São Miguel do Oeste. Souza ainda colocou o comando-geral da corporação à disposição para atender os anseios do Extremo Oeste e fazer com que o atual comando seja tão exitoso quanto foi o comando do tenente-coronel Eidt.

SAIBA MAIS

Antes de assumir o Batalhão de São Miguel do Oeste, Anderson Medeiros Sarte atuava em Chapecó, na 3ª Região de Bombeiro Militar.

Diretor financeiro do Sicoob São Miguel anuncia aposentadoria e cooperativa apresenta sucessor Anterior

Diretor financeiro do Sicoob São Miguel anuncia aposentadoria e cooperativa apresenta sucessor

Jorginho encaminha contratação dos agentes que farão a segurança nas escolas Próximo

Jorginho encaminha contratação dos agentes que farão a segurança nas escolas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso