Acismo promove reunião para criação do Núcleo de Guaraciaba e reforça presença regional |
O Senai, unidade de São Miguel do Oeste, apresentou na sexta-feira, dia 17, seu mais novo laboratório de automação industrial. O evento contou a participação de representantes das indústrias e da comunidade em geral que também tiveram acesso às informações inerentes à Indústria 4.0 e aos cursos técnicos que o Senai oferece. A Indústria 4.0 é um conjunto de tecnologias que facilita e proporciona mais qualidade na tomada de decisão.
De acordo com o professor João Carlos Giotto Júnior, o laboratório conta com uma bancada industrial. “É uma ferramenta inovadora que apresenta um robô colaborativo que pode trabalhar lado a lado com os colaboradores da indústria. Esta ferramenta está alinhada com a Indústria 4.0, pois contempla todas as tecnologias habilitadoras, como: IoT, internet das coisas, computação em nuvem, Big data, cyber segurança, entre outros. Ela também atua no gerenciamento da produção, ou seja, o cliente escolhe o produto e a gente pode customizar tudo para ele, que pode acompanhar o pedido em tempo real, do início ao fim”, enfatiza Giotto.O supervisor de educação, cursos técnicos e qualificações do Senai, Fernando Lorencett, destaca que o novo laboratório de automação industrial está equipado com kit didático que representa a Indústria 4.0. “No decorrer do ano teremos mais eventos como estes para que mais pessoas conheçam a estrutura laboratorial do Senai. Também podemos agendar visitas individuais para que os interessados interajam com este novo momento da indústria”, convida Lorencett. Os agendamentos podem ser feitos pelo (49) 3631-1910.
Encarregado de Manutenção de uma indústria local, Marcos Fedrizzi, acompanhou o evento de lançamento e relatou a importância deste contato com as novas tecnologias. “Uma das dores da indústria é a falta de mão de obra, por isso se está migrando muito para Indústria 4.0, a robotização e automatização de processos. A indústria convencional de hoje tem uma demanda muito grande para adequar a linha de produção e os Cursos oferecidos pelo Senai vêm ao encontro desta realidade. Podemos perceber que a estrutura do Senai é adequada para aprender e colocar em prática e isso é bem importante. É um grande investimento para quem se identifica com esta área, pois a demanda é grande não somente aqui na região como no Brasil todo”, finaliza Fedrizzi.
O Senai está com inscrições abertas para os cursos técnico em Automação Industrial e técnico em Eletromecânica.
Ascom
Deixe seu comentário