ENCONTRO

Seminário sobre atendimento a imigrantes acontece em São Miguel do Oeste

  • Divulgação SAS -

O seminário com orientações sobre o atendimento à população imigrante em Santa Catarina, que está sendo realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 30 e 31, pela SAS (Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família), em São Miguel do Oeste, reúne mais de 100 participantes de diversos municípios. O intuito é capacitar os técnicos e gestores da Política de Assistência Social do Extremo Oeste já que essa é uma região que concentra um grande número pessoas vindas de outros países.

Foram 120 inscrições de profissionais de cidades que integram a Amerios (Associação dos Municípios do Entre Rios) e Ameosc (Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina).

A assistente social de Barra Bonita, Angelita Poleto, afirma que para ela o Seminário está sendo muito importante. “Está sendo um momento muito válido para todas as equipes que trabalham no atendimento ao imigrante na nossa região, porque o número é bem expressivo, principalmente de venezuelanos, e nós vemos que no nosso trabalho essa é uma demanda muito grande. O evento vem nos ajudar a construir um atendimento mais humanitário e garantia de direitos”, disse.

A capacitação foi organizada pela Gerência de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes e pela Gerência de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SAS.  A gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes, explica que no primeiro dia houve a contextualização da situação do imigrante no país e em Santa Catarina abordando desde tráfico de pessoas, trabalho escravo, até questões raciais, além de discussão sobre os atendimentos da população imigrante nos serviços públicos e o repasse de recursos. “Tivemos inclusive a presença da representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à fome, Bárbara Cravos, contribuindo com as discussões”, comenta.

Já nesta quinta-feira, os temas abordados serão a regularização documental dos imigrantes junto a Polícia Federal, e à tarde haverá espaço para apresentação de boas práticas, discussões e proposições. “Sabemos que o atendimento aos quase 110 mil imigrantes que vivem em Santa Catarina é um desafio, mas estamos trabalhando em diversas frentes, capacitando as equipes, tentando dar agilidade ao processo de documentação e fazendo parcerias para o encaminhamento ao mercado de trabalho. Queremos dar dignidade aos imigrantes que chegam ao estado em busca de uma vida melhor”, finalizou a secretária da SAS, Maria Helena Zimmermann.



Ascom SAS

Setembro começa com virada no tempo em Santa Catarina Anterior

Setembro começa com virada no tempo em Santa Catarina

Sicredi fortalece parceria com o desenvolvimento do RS na Expointer 2023 Próximo

Sicredi fortalece parceria com o desenvolvimento do RS na Expointer 2023

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso