SÃO MIGUEL DO OESTE

Semanaje busca fomentar o empreendedorismo

  • Fotos Divulgação -

De 4 a 10 de junho, o Cejesc (Conselho Estadual de Jovens Empreendedores de Santa Catarina) promove a Semanaje (Semana Estadual do Jovem Empreendedor), com o objetivo de incentivar o empreendedorismo entre jovens. Em São Miguel do Oeste, a semana também foi marcada por uma ampla programação realizada pelo Núcleo Jovem Empreendedor da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste), através da pasta Semanaje.

Conforme a coordenadora da Semanaje no município, Natália Schneider, a Semana Estadual do Jovem Empreendedor acontece desde 2012, e sempre ocorre na segunda semana do mês de junho em todo o Estado. Segundo ela, em São Miguel do Oeste estão sendo promovidas ações especiais durante toda a semana, com o intuito de fomentar o empreendedorismo na cidade e na região.

Neste ano, o tema da Semanaje é ‘Quem não muda, dança’, e entre as ações desenvolvidas destaca-se o trabalho de consultoria. Natália cita que a iniciativa envolveu cerca de 40 empresas, e uma foi escolhida para receber ações de consultoria e com isso solucionar o problema identificado. Uma atividade mais interna, mas que foi de grande importância para todos os envolvidos.

Durante esta semana também foi promovido um evento para fomentar o empreendedorismo. A programação intitulada ‘Aprendiz Empreendedor’ aconteceu na terça-feira, dia 6, no Senac São Miguel do Oeste, e envolveu cerca de 75 jovens aprendizes do Senac e nucleados. A programação contou com coffee break, música, apresentação do Núcleo, e a participação de representantes de quatro empresas, que relataram aos estudantes sobre suas experiências e os desafios na vida de um empreendedor.

Natália cita ainda que outra atividade ligada a Semanaje ocorreu junto com o Feirão do Imposto, e resultou na entrega de um Projeto de Lei aos representantes do Poder Executivo e Legislativo. A proposta trata da redução do ISS (Imposto Sobre Serviços) do MEI (Microempreendedor Individual) ao se tornar ME (Micro Empresário), pelo período de dois anos. A proposta deve ser estudada pelo poder público.

A coordenadora do Semanaje lembra ainda que na segunda-feira, dia 5, também foi promovido um Talks Especial, uma conversação dos empresários nucleados de diferentes áreas, que abordaram estratégias comerciais. O evento contou com a participação de nucleados e convidados, e resultou em uma importante troca de experiências.

Natália ressalta que diversas orientações e dicas voltadas ao empreendedorismo também foram divulgadas nas redes sociais do Núcleo do Jovem Empreendedor. Toda a comunidade está convidada a visitar as redes sociais do Núcleo para conferir mais detalhes sobre as ações, orientações e para conhecer mais sobre as atividades do Núcleo.

A coordenadora da Semanaje em São Miguel do Oeste avalia que o envolvimento da comunidade com a Semana do Jovem Empreendedor foi muito positiva. Segundo ela, muitos jovens aprendizes demonstraram interesse em fazer parte do Núcleo, e em ingressar nas empresas, o que demonstra que as atividades realizadas incentivaram os jovens ao empreendedorismo.

Aos interessados em participar do Núcleo, Natália orienta para que entrem em contato com os nucleados ou através das redes sociais do NJE (Núcleo Jovem Empreendedor) da Acismo. O ingresso de novos participantes acontece em dois momentos do ano, em fevereiro e no mês de agosto. Para fazer parte do Núcleo, não é preciso necessariamente ser um empresário, pode ser um empreendedor dentro da empresa que trabalha.

Defesa Civil alerta para declínio acentuado nas temperaturas ano domingo Anterior

Defesa Civil alerta para declínio acentuado nas temperaturas ano domingo

Debates alertam sobre cuidados com o meio ambiente Próximo

Debates alertam sobre cuidados com o meio ambiente

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso