IMUNIZAÇÃO

SC envia remessa de vacinas para regionais

  • Secom/SC -

A SES (Secretaria de Saúde) iniciou nesta sexta-feira, dia 10, a distribuição de 87.750 doses da vacina Pfizer aos municípios de Santa Catarina para vacinação dos adolescentes entre 12 a 17 anos pertencentes aos grupos prioritários (gestantes, puérperas, lactantes, com deficiência permanente, portadores de comorbidades e privados de liberdade) e para aplicação da dose de reforço nos idosos com 85 anos ou mais.

O diretor da Dive/SC, João Augusto Brancher Fuck, destaca a nova fase do calendário de imunização. "Com o ritmo acelerado de vacinação em todo o Estado, conseguimos iniciar o envio de doses para aplicação nos adolescentes e a dose de reforço nos idosos com mais de 85 anos de idade. É mais uma etapa importante na Campanha de Vacinação no Estado", ressalta o diretor.

Até então, a imunuização de adolescentes e dose de reforço para idosos já havia iniciado, mas com lotes de vacina que haviam "sobrado" dos envios anteriores. Este foi o primeiro envio com foco neste público.

Para que possam ser vacinados, os adolescentes devem ser autorizados pelos pais ou responsáveis. A autorização pode ser de forma verbal, caso o jovem esteja acompanhado pelos pais ou responsáveis, ou mediante apresentação de termo de consentimento devidamente preenchido e assinado pelos pais e/ou responsáveis legais. No caso dos idosos com mais de 85 anos de idade, a dose de reforço deve ser aplicada naqueles que tomaram a segunda dose da vacina há, pelo menos, seis meses.


Para adultos e segunda aplicação

O Estado também vai encaminhar às centrais regionais 30.580 doses da Coronavac a 124 municípios para a aplicação da primeira dose nos adultos com 18 anos ou mais ainda não vacinados. Para a aplicação da segunda dose, foram distribuídas 85.410 doses da Pfizer e 84.870 da Coronavac. Ao todo, serão 288.610 doses encaminhadas às centrais nesta sexta.

A distribuição começaram pela manhã. As doses das centrais da Grande Florianópolis, Blumenau, Itajaí, Tubarão, Criciúma, Araranguá, Jaraguá do Sul, Joinville, Mafra, Lages e Rio do Sul serão transportadas via terrestre.

As doses das centrais de São Miguel do Oeste, Chapecó, Xanxerê, Concórdia, Videira e Joaçaba seguem via aérea pelo avião do Corpo de Bombeiros Militar.


Matriz aponta apenas uma região em nível gravíssimo Anterior

Matriz aponta apenas uma região em nível gravíssimo

Justiça aceita denúncia contra sete pessoas Próximo

Justiça aceita denúncia contra sete pessoas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso