COMPETIÇÃO

Santa Catarina conquista o segundo lugar na regional das Paralimpíadas

  • Divulgação Fesporte -

A delegação de Santa Catarina conquistou o segundo lugar da etapa regional 3 das Paralimpíadas Escolares, realizada entre os dias 5 e 8 de setembro, no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O anúncio foi feito na cerimônia de encerramento que aconteceu no final da tarde de sexta, dia 8. No primeiro momento foram anunciados os três melhores colocados nas modalidades disputadas.

No Atletismo, o campeão foi São Paulo, o segundo lugar foi de Santa Catarina e o terceiro colocado, o Espírito Santo. Na Bocha Paralímpica, São Paulo foi o campeão, Santa Catarina novamente vice e o Rio Grande do Sul, em terceiro. Na Natação, repetiram-se os dois primeiros colocados, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente e em terceiro lugar, o Rio de Janeiro.

A classificação geral das etapas regionais da competição, de acordo com o regulamento oficial das Paralimpíadas Escolares, é definida pela soma das colocações dos Estados obtidas nas três modalidades, que obedece à uma pontuação pré-estabelecida para cada posição na tabela.

A delegação de São Paulo somou 42 pontos no total com o desempenho em atletismo, bocha e natação, e garantiu o primeiro lugar na classificação geral. A delegação de Santa Catarina chegou a 33 pontos e conquistou a posição de vice-campeã, enquanto Rio Grande do Sul, com 22, ficou em terceiro lugar. Rio de Janeiro finalizou a sua participação na quarta colocação com 21 pontos; Espírito Santo somou 20 e ficou em quinto lugar; e os paranaenses totalizaram 18, encerrando a competição na sexta posição.

Esta foi a terceira e última disputa regional das Paralimpíadas Escolares 2023, contando com mais de 700 participantes, dos seus estados supracitados. A primeira etapa regional aconteceu em Belém (PA), entre os dias 9 e 11 de agosto, quando 500 paratletas de 10 estados competiram e os anfitriões ganharam o título. Já a segunda regional aconteceu em Brasília, de 30 de agosto a 1º de setembro, e recebeu 530 paratletas de 11 unidades da federação e consagrou o estado de Minas Gerais como campeão.

Nessa etapa regional 3, a equipe catarinense contou com 203 participantes, incluindo paratletas, técnicos, staffs, fisioterapeuta, dirigentes esportivos e assessoria de imprensa.



Destaques do segundo dia

Um dos destaques desse segundo e último dia desta competição foi o novo recorde da prova dos 75 metros livre, classe 43, sub 16 das Paralimpíadas Escolares do garoto de Romelândia, João Vitor Moreira dos Santos. A nova marca é de 12s42. O recorde anterior foi estabelecido em 18 de novembro de 2019, com o tempo de 12s77.

Outro destaque foi o garoto Emanoel Carlos dos Santos, de Penha, conquistou a medalha de ouro ao vencer o paratleta da seleção brasileira de bocha, Caio Henrique. Nesta etapa regional 3 das Paralimpíadas Escolares, Emanoel jogou 4 partidas, vencendo três e assim assumiu o lugar mais alto do pódio.



Fesporte

Casan dá início a indenizações para moradores do Bairro Monte Cristo Anterior

Casan dá início a indenizações para moradores do Bairro Monte Cristo

Defesa Civil divulga a previsão do tempo para os próximos dias Próximo

Defesa Civil divulga a previsão do tempo para os próximos dias

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso