Chuvas intensas provocam alagamentos e deslizamentos em municípios de SC |
Na noite de quarta-feira, dia 15, foi realizada no Centro Cultural da Unoesc a etapa final do Concurso Oratória nas Escolas - Fase Municipal. Promovido pela JCI São Miguel do Oeste com o apoio de parceiros, o concurso envolveu representantes de diversas escolas públicas e privadas de São Miguel do Oeste.
Após a fase interna nas escolas, que contou com eliminatórias, na etapa final foram realizadas 15 apresentações de alunos do Ensino Fundamental e Médio. De acordo com a presidente da JCI São Miguel do Oeste, Jéssica Heller, neste ano o tema abordado no concurso foi 'A coragem de fazer acontecer: como empreender seu próprio sonho'. Os estudantes tiveram de três a cinco minutos para se apresentar, sendo avaliados por cinco jurados. As notas foram baseadas em vários critérios, como entonação, postura, sendo avaliadas as questões técnicas de uma oratória.
Ao avaliar o envolvimento da comunidade nesta edição do concurso, que já é tradicional, Jéssica destaca que a JCI São Miguel do Oeste teve uma receptividade muito grande das escolas. "Isso foi muito bom, pois sempre reforçamos que sem os professores e diretores, esse evento não aconteceria. Essa já é a 34ª edição do Concurso de Oratória nas Escolas, então agradecemos muito aos professores e diretores por nos dar essa oportunidade de chegar até os alunos", destaca.
Conforme a presidente da JCI, este ano foi possível realizar uma formação um pouco diferente, com acompanhamento para os alunos representantes das escolas. Segundo ela, durante um mês foi proporcionado aos participantes desta edição, um acompanhamento com um instrutor de oratória, uma fonoaudióloga e uma professora de português. Os encontros foram individuais para que cada um desses alunos tivesse as considerações dos três profissionais. "Sabemos que falar em público é desafiador, então trouxemos isso para que os alunos tivessem um pouco mais tranquilidade e conseguissem se desenvolver da melhor forma", aponta.
Jéssica salienta que a oratória faz parte do dia a dia, na comunicação e na necessidade de se posicionar tanto no ambiente de trabalho, como com amigos e familiares. Então esse concurso busca desenvolver estes jovens estudantes para o futuro. "Tenho como experiência o quanto participar da JCI, e me desafiar no Concurso de Oratória, fez diferença na minha vida. Acredito que participar desta edição do concurso vai facilitar o dia a dia dos alunos envolvidos, e facilitar no ingresso ao mercado de trabalho, pois estarão mais preparados para defender seus argumentos e suas ideias", comenta.
A coordenadora do projeto neste ano, Juliane Pereira, destaca que o projeto Oratória nas Escolas executado pela JCI São Miguel do Oeste, é um projeto que começou em 1988, e há 34 anos faz a diferença na vida dos estudantes. Dada a sua relevância, se tornou um projeto nacional da JCI, atualmente, diversas cidades do Brasil também executam anualmente o projeto Oratória nas Escolas.
"O projeto superou as expectativas pelo apoio das escolas, diretores e professores que incentivaram a participação dos alunos, e também pela qualidade das oratórias apresentadas na noite da final municipal", avalia. Segundo Juliane, na fase municipal, as três primeiras colocadas da categoria Ensino Médio foram: 1ª - Jeniffer Weis Staub, do Colégio La Salle Peperi; 2ª - Évelyn Lehmann da E.E.B. Alberico Azevedo; 3ª - Milena Fachin Martins Pinto, da Escola "S" - Sesi Senai. Já pela categoria do Ensino Fundamental, as classificações foram as seguintes: 1ª - Mirela Mafinski Zancanaro, do Colégio Jesus Maria José; 2ª - Giulia Luiza Rodrigues da Silva, do Instituto Educacional CVE, e a 3ª - Aline Regina Vivenzi, da E.E.B. Alberico Azevedo.
A estudante Mirela Mafinski Zancanaro vai representar sua escola e a JCI São Miguel do Oeste na etapa regional que está prevista para agosto, e caso se consagrar campeã na fase regional, vai representar sua escola e a JCI São Miguel do Oeste na etapa nacional prevista para o mês de outubro. "A JCI São Miguel do Oeste agradece o apoio das escolas, diretores, coordenadores, professores, dos profissionais Evandro, Ariana e Joana, que juntos contribuíram para a evolução da oratória dos estudantes e agradece também a participação dos estudantes, que abrilhantaram a noite de quarta-feira na grande final da etapa municipal do Concurso Oratória nas Escolas", declara.
Deixe seu comentário