Siga nossas redes

     
selo_final_Prancheta 4.png


CORPO DE BOMBEIROS

Realizada Passagem de Comando do Batalhão

Foto: Folha do Oeste

Lideranças, familiares, e militares acompanharam na tarde de terça-feira, dia 21, a Passagem de Comando do 12º BBM (Batalhão de Bombeiros Militar) de São Miguel do Oeste. Durante o ato solene, realizado no Quartel do Batalhão, e prestigiado pelo comandante-geral do CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), coronel Marcos Aurélio Barcelos, o tenente-coronel Marco Antônio Eidt assumiu o comando do 12º BBM, substituindo o tenente-coronel Alcione Amilton de Fragas.

Durante o ato de passagem, o comandante da 3ª Região de Bombeiros Militar, coronel Marcos Alves da Silva, fez a leitura de elogio ao comandante substituído. Segundo ele, durante o tempo que Fragas ficou à frente dos trabalhos nessa unidade superou todas as adversidades, e não mediu esforços para bem cumprir sua missão. "Oficial comprometido, com experiência de vida e profissional, serviu de referência para os demais subordinados, liderando seu efetivo através dos canais de comando com maestria, mantendo a moral de todos em um patamar acima do esperado. Tenho a certeza que não foi mais um comandante em São Miguel do Oeste, mas sim, alguém que ajudou a construir uma parte da história para a instituição no Extremo Oeste. Por isso, siga em frente para a próxima missão, levando consigo o reconhecimento de todos e as lembranças dos bons momentos aqui vivenciados", destacou o comandante da 3ª Região, que presidiu os atos de passagem de comando.

Fragas agradeceu a família por todo o apoio nestes quase 32 anos de carreira. No comando do 12º Batalhão, o ex-comandante ressaltou a atuação das guarnições no atendimento as vítimas de Covid e o apoio aos órgãos da Saúde, que travaram uma enorme luta para dar conta da demanda que se apresentou. Em dois anos à frente do Comando do 12º Batalhão percebeu que as guarnições que atuam na região Extremo Oeste destacam-se no atendimento de vítimas de acidente de trânsito, no combate aos incêndios florestais de grandes proporções, na busca e resgate de pessoas desaparecidas, e no apoio a comunidade em geral, principalmente na distribuição de água em períodos acentuados de estiagem, dentre outras ocorrências que são atendidas com profissionalismo e dedicação.

O tenente-coronel, que foi um dos primeiros militares a receber um comando de Batalhão de forma virtual, salientou ainda que no comando do 12º Batalhão foram registradas várias conquistas, como o recebimento de viaturas em diversos municípios, a efetivação do GBM de Mondaí, a chegada de efetivo bombeiro militar para a região, a implantação do agente administrativo temporário, a realização de cursos de atualização, e o recebimento de recursos para modernização de edificações. Tudo resultado da implementação da política de trabalho da instituição.

"Sabemos que o comandante não comanda sozinho, e que nas ações no município não se efetivam sem uma parceria constante entre os demais órgãos da administração pública, e o apoio da comunidade em geral", cita, agradecendo ao governador Carlos Moisés, aos deputados por disponibilizar recursos para a aquisição de viaturas e equipamentos, além de possibilitar melhorias nas estruturas físicas. Fragas também agradeceu a todos os prefeitos da região pela confiança e parceria nos trabalhos desenvolvidos, aos secretários municipais e funcionários, aos representantes das Câmaras de Vereadores, que sempre apreciaram com atenção as demandas, as instituições militares de segurança da região, e demais instituições pelo respeito e carinho com que tratam o Corpo de Bombeiros Militar. Fragas agradeceu ainda aos bombeiros, que segundo ele, são merecedores de todo o reconhecimento da comunidade.

Ao tenente-coronel Eidt, Fragas desejou sucesso na nova missão. "Tentei fazer o máximo para lhe devolver o Batalhão melhor. E onde eu estiver sempre estarei pronto para ajudar as demandas do 12º Batalhão", enfatizou.

Em seu pronunciamento, Barcelos destacou que o Corpo de Bombeiros é uma instituição que detém 97% de aprovação pela comunidade catarinense. Uma corporação que vive para salvar e levar a mão amiga para aquele que precisa de socorro. Ao tenente-coronel Fragas, o comandante-geral ressaltou que a sua missão foi cumprida com êxito no Batalhão, e que agora atuará junto ao comando da Região em Balneário Camboriú.

Ao falar do tenente-coronel Eidt, Barcelos destacou que experiencia não vai faltar. Ele relatou ainda a certeza de que o novo comandante vai trazer essa experiência para o Batalhão, para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços. Durante o ato solene, o comandante-geral ainda agradeceu a cada um que tem colaborado com o Corpo de Bombeiros, e fez um agradecimento especial aos bombeiros. "Não são raros os elogios que recebo da tropa do 12º, uma das tropas mais comprometidas do Estado. Uma das tropas mais envolvidas com o Corpo de Bombeiros Militar. Uma tropa que merece valorização e o reconhecimento, e o comando está aqui para fazer isso. Trago em nome do governador Carlos Moisés o abraço e o agradecimento pelo serviço prestado a toda a região", enfatizou.

O tenente-coronel Marco Antônio Eidt, comandante substituto, destacou que é uma satisfação voltar para a região. "Sou natural da região, então quando recebi o convite fiquei muito feliz, e estou muito feliz por voltar para essa região. Contem com um trabalho comprometido e sério", declara. Eidt ainda acrescenta que será dado continuidade no que tem sido feito, e buscado melhorias de tecnologia e de treinamento pessoal, para conseguir desenvolver um trabalho com cada vez mais qualidade para a população.


SAIBA MAIS SOBRE O NOVO COMANDANTE

O tenente-coronel BM Marco Antônio Eidt, nasceu em 18 de janeiro de 1984 no município de Itapiranga. Ingressou no Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em agosto de 2005. Tornou-se Aspirante a Oficial em julho de 2008, sua última promoção aconteceu em junho de 2021, ao posto de tenente-coronel. Fez o Curso de Formação de Soldado da Marinha do Brasil em Florianópolis em 2002, o Curso de Formação do Sargento do Exército Brasileiro em Minas Gerais no ano de 2003, o Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina entre os anos de 2005 e 2008, e o Curso de Comando e Estado Maior, em 2017.

É graduado em Gestão de Emergências pela Univali (2008), em Ciências Aeronáuticas pela Unisul (2016), Educação à Distância pela Universidade de Brasília (2013). Especialista em Gestão Pública com Ênfase em Atividade do Corpo de Bombeiros Militar de SC pela Udesc (2017).

Em sua carreira atuou como chefe de Serviço de Segurança Contra Incêndio do 6º Batalhão em Chapecó, chefe do Centro de Educação e Formação de Condutores, comandante do pelotão na Academia Bombeiro Militar, ajudante do ex-comandante geral, comandante da 1ª Companhia e Sub-comandante do 12º Batalhão em São Miguel do Oeste. É piloto de avião e helicóptero, e desempenhou a atividade junto ao Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar de SC, em Florianópolis, Blumenau e Chapecó, e por fim foi comandante do 14º Batalhão em Xanxerê.


ENTREGA DE MEDALHAS

A solenidade realizada nesta semana em São Miguel do Oeste ainda contou com a entrega de medalhas e homenagens. O presidente da Associação Comunitária de Bombeiros de São Miguel do Oeste, Walter De Ré, recebeu a Medalha de Mérito Comunitário, em reconhecimento pela dedicação, ao engajamento do cidadão, aos projetos sociais do CBM/SC.

Recebeu a medalha de mérito categoria ouro o subtenente Paulo Raimann, categoria bronze - cabo Daniel Caron e o cabo Mauricio Camillo. Pelo destaque nos serviços realizados na área do Salvamento Aquático, o soldado Rafael Meurer da Encarnação, coronel Carlos Hugo Stotler de Souza. Em reconhecimento ao Engajamento do Cidadão com os projetos sociais do Corpo de Bombeiros, recebem a medalha mérito Comunitário, o capitão Diogo Bataglin, o subtenente Paulo Heiman, e o soldado Evandro dos Santos. Pelo destaque nos serviços realizados na área de Prevenção, a cabo Tatiane Favero Siqueira, recebeu a medalha Mérito Segurança Contra Incêndios.


Imagens

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


selo_final_Prancheta 26.png

Impresso

folhadooeste sim
folhadooeste sim

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina