SANTA CATARINA

Quase nove mil internos fazem provas do Encceja

  • Divulgação -

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa aplica nesta quarta e quinta-feira, dias 13 e 14 de outubro, as provas do Encceja PPL - Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para Pessoas Privadas de Liberdade. Ao todo, são 8.929 inscritos, sendo 8.632 do sistema prisional e outros 297 adolescentes que estão cumprindo medida socioeducativa.

Para o secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, a oferta de ensino e de vagas de trabalho são fundamentais para a reabilitação social. "Temos que ter em mente que esse interno vai retornar à sociedade e queremos devolver ele melhor do que quando entrou no sistema. Com ensino e capacitação, o egresso tem mais condições de retomar seu convívio social e não reincidir no crime", assinalou.

Na quarta-feira, dia 13, serão realizadas as provas do Ensino Fundamental que contemplam as disciplinas de Ciências Naturais (Prova I), Matemática (Prova II), Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação (Prova III) e História e Geografia (Prova IV). Na quinta-feira (14), será a vez dos candidatos do Ensino Médio testarem seus conhecimentos em Ciências da Natureza e Suas Tecnologias (Prova I), Matemática e suas Tecnologias (Prova II); Linguagem Códigos e suas Tecnologias e Redação (Prova III) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (prova IV).

Responsável pela Gerência de Desenvolvimento Educacional da Secretaria, a policial penal Josiane Melo enfatizou que o número expressivo de inscritos reflete na prática o engajamento da SAP nos propósitos da ressocialização. "O acesso ao Encceja demonstra um propósito comum de ressocialização nos sistemas prisional e socioeducativo, pois oferece às pessoas privadas de liberdade a possibilidade de elevação de escolaridade", disse.

O participante é considerado habilitado para receber a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental ou Médio se atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento, além de cinco pontos na redação. Além disso, ele pode receber também a Declaração Parcial de Proficiência, avaliando-se os exames para cada uma das provas.

A participação no Encceja PPL é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não concluíram os estudos na idade apropriada. Por meio do exame, os participantes têm a oportunidade de conseguir a certificação tanto para o Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio.

BRDE amplia inscrições para Leis de Incentivos Anterior

BRDE amplia inscrições para Leis de Incentivos

Registrada ameaça com arma de fogo em Descanso Próximo

Registrada ameaça com arma de fogo em Descanso

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso