PREPARAÇÃO

Projeto Parceiro Anjo capacita nova turma em São Miguel do Oeste

  • Folha do Oeste/Divulgação -

Com o objetivo de despertar o empreendedorismo nos jovens, como uma ferramenta para inclusão e acesso ao mercado de trabalho, é desenvolvido em São Miguel do Oeste o Projeto Parceiro Anjo. A iniciativa que envolve participantes de 13 a 19 anos, contempla neste semestre uma nova turma de jovens. As atividades para o grupo iniciaram na primeira quinzena de setembro e seguem até o mês de dezembro, com encontros semanais, e muitas atividades práticas voltadas ao empreendedorismo e preparação para o início da vida profissional.
Neste segundo semestre de 2023, o projeto que conta com a parceria do Sebrae/SC, Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) e vereadores, atende cerca de 30 participantes. De acordo com coordenador do projeto Parceiro Anjo, Luis Alberto Schoingele, neste projeto idealizado pela LB Soluções e Inclusão Social, é aplicada a metodologia do programa Crescendo e Empreendendo do Sebrae.
Segundo ele, as atividades iniciais da turma aconteceram no auditório do Sebrae. Já na última semana ocorreu uma aula prática voltada a produção dos cupcakes, e nesta quarta-feira, dia 4, durante o encontro no Coworking da Acismo, foi realizada uma avaliação sobre a produção e resultados da atividade. “Uma simples produção de cupcakes possibilitou a eles uma série de experiências, como conhecimentos sobre investimentos, retorno financeiro, e estratégias de vendas”, exemplifica.
Schoingele destaca que os jovens têm participado de forma positiva deste projeto, que é uma oportunidade, pois as atividades são gratuitas aos participantes. Durante a realização do ‘Parceiro Anjo’, há momentos como roda de conversa, em que empresários compartilham experiências e orientação, também são promovidas visitas técnicas, em que os empreendedores abrem as portas das suas empresas para os participantes do projeto. O coordenador destaca que a ideia é levar um investidor (apoiador) a cada encontro, para relatar suas experiências e ouvir os jovens. “Precisamos mostrar que a voz do jovem tem valor no projeto”, ressalta.
Schoingele aponta ainda que os alunos que participaram do projeto no primeiro semestre tiveram a oportunidade de continuar nesta nova turma. A estudante Talita Rodrigues da Silva, de 15 anos, é uma das participantes que decidiu seguir no projeto. Para ela, esta iniciativa é uma oportunidade muito importante para adquirir mais conhecimentos e saber mais sobre o mercado de trabalho. Segundo ela, os resultados também tem sido positivos, por conta do curso ela já teve a sua primeira experiência como jovem aprendiz. Para esta nova etapa, as expectativas também são boas, e a participante espera ter novos aprendizados através das atividades e contato com os empreendedores.
Camile de Oliveira Domingues, de 13 anos, iniciou neste semestre a sua participação no projeto. Conforme ela, o que a motivou a participar foi por ser uma oportunidade, uma forma de ter um contato maior e entender mais sobre o mercado de trabalho. A jovem também ressaltou que são positivas as expectativas, pois para ela através deste projeto os alunos têm muitas oportunidades e assim quando entram no mercado de trabalho já estão mais preparados, o que considera muito importante. “É realmente algo novo e que vai dar experiência para algo necessário no futuro, o trabalho”, aponta Camile, lembrando que entre os fatores positivos do projeto estão as atividades práticas.
Schoingele cita que diversas turmas já foram formadas no projeto e os resultados são positivos. “Acompanhamos nos últimos 12 meses, uma média de 120 alunos. Temos um resultado de mais de 45 jovens inseridos no mercado de trabalho. Esse número só tem a crescer, são resultados que estão aí para os investidores que acreditam no projeto, e é com o apoio dos investidores que conseguimos apresentar os resultados”, destaca.
Segundo o coordenador, os conhecimentos adquiridos por meio do projeto também agregam valor ao currículo dos participantes. “A maioria chega no projeto sem ter um currículo, então trabalhamos até com a consultoria e elaboração de currículo, e eles passam a ter um currículo com valor agregado com uma metodologia do Sebrae e certificado. O projeto vai trazer para o mercado de trabalho jovens mais preparados e novas atividades econômicas, porque vamos despertar esse interesse no jovem”, aponta.

Futuro e expectativas

“Esperamos continuar com o projeto em São Miguel do Oeste e temos boas perspectivas para levar o projeto também para outras cidades da região”, cita. Entre as novidades para o projeto, o coordenador revela que um investidor fez a doação de uma área de nove mil metros quadrados, na Linha Santa Catarina em São Miguel do Oeste, um espaço que será utilizado para trabalhar educação ambiental, sustentabilidade, e realizar o plantio de árvores.
Schoingele destaca ainda que foi criado o Instituto Parceiro Anjo para levar o projeto a nível de Brasil. “Agradecemos aos parceiros, vereadores que acreditaram no projeto repassando os valores das emendas impositivas, empresários que investem e acreditam no projeto. Agradecemos também as famílias e os alunos”, reforça.

Curso de Direito da Unoesc São Miguel promove Concurso de Debates Anterior

Curso de Direito da Unoesc São Miguel promove Concurso de Debates

Curso de Educação Física realiza palestra para colaboradores da Casan Próximo

Curso de Educação Física realiza palestra para colaboradores da Casan

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso