SICOOB

Projeto Caminhos do Brasil fortalece a cultura da cooperação

  • Fotos Folha do Oeste -

Com o objetivo de falar e difundir a cultura da cooperação e promover encontros transformadores com pessoas que tem histórias com o cooperativismo e com o movimento de cooperação, o Ministério da Cultura e o Sicoob apresentam o projeto Caminhos do Brasil. Para falar sobre a importância do cooperativismo na sociedade em que se está inserido, a Caravana Caminhos do Brasil está percorrendo 32 cidades do Brasil, e São Miguel do Oeste foi um dos municípios contemplados com esta importante iniciativa.

Em São Miguel do Oeste, o encontro que envolveu estudantes do Ensino Médio da E.E.B. Alberico Azevedo, E.E.B. São Miguel e Cedup Getúlio Vargas, ocorreu na tarde de terça-feira, dia 19, no Cine Peperi. Inicialmente, os jovens estudantes acompanharam as apresentações artísticas e culturais com representantes do Centro Artístico Adamas e com Michel VDS.  Posteriormente foi exibido um filme curta-metragem que conta a história de como o projeto surgiu.

Durante a programação em São Miguel do Oeste, também foi promovida uma roda de conversa com o empresário e secretário do Conselho de Administração do Sicoob São Miguel, Juliano Romancini, o empresário e presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de São Miguel do Oeste e do Conselho das Entidades, Juares dos Santos Junior, e a gerente da Agência de Bandeirante, do Sicoob São Miguel, Juciane Zanata. Os participantes compartilharam suas histórias de cooperação, desafios, conquistas e debateram sobre empreendedorismo, oportunidades e cooperativismo.

No evento ainda foi distribuído o livro intitulado ‘Te encontro em qual conto?’. Trata-se de um material didático produzido pela Graviola, sobre cooperação artística. De acordo com a produtora executiva do projeto Caminhos do Brasil, Giulia Fiorani, o projeto, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, é uma realização e responsabilidade da Graviola Produções, com o apoio do Instituto Sicoob, e patrocínio Sicoob.

Giulia ainda destaca que o Sicoob é um patrocinador atípico em questão de parceria. “Há muita parceria para fazer as caravanas. A Graviola é uma produtora do Rio de Janeiro, e o Sicoob ajuda na questão das localidades. Como não conhecemos muitas cidades que estamos visitando, eles auxiliam repassando o que funciona melhor e a cultura local”, cita. Conforme a produtora, a escolha pela cidade para receber a caravana ocorre após uma pesquisa prévia que é feita sobre o potencial da cidade, de cooperação, de cooperativismo, e de cultura.

Juliano Romancini foi um dos participantes da roda de conversa. Segundo o conselheiro da Cooperativa Sicoob São Miguel, que falou um pouco sobre cooperativismo e a sua experiência, o Sicoob São Miguel, na sua história, foi muito importante. “Foi o que alavancou o crescimento da minha empresa. Tenho um carinho muito grande pelo cooperativismo, principalmente por cooperativas de crédito”, destacou.  Sobre o projeto, Romancini aponta que este é um mecanismo muito importante para se levar o conhecimento para a população.

O projeto Caminhos do Brasil busca enaltecer a cultura cooperativista, e o seu poder transformador na vida de indivíduos e na sociedade. O projeto contempla a cooperação e a sua potência através de três produtos: o livro, o curta-metragem ‘Graviola – O encontro’, e caravanas que estão rodando todo o Brasil, com rodas de conversa e debates com os temas arte, cultura, educação, relações sociais, sustentabilidade e cooperação.


Participação

No evento, umas das apresentações que marcou o início do encontro foi da turma avançada em hip hop, danças urbanas, do Centro Artístico Adamas. Adamas é um grupo independente de dança, que trabalha com danças urbanas em várias modalidades.

Para a diretora e coordenadora do Adamas, Viviane Moesch Juvencio, o projeto Caminhos do Brasil é muito importante. “Fomentar a cultura em um mundo aonde a gente quase não tem essas possibilidades é muito importante”, destaca.

Realizado encontro técnico e revitalização do efetivo Anterior

Realizado encontro técnico e revitalização do efetivo

São Miguel do Oeste avança no planejamento do ecossistema de inovação Próximo

São Miguel do Oeste avança no planejamento do ecossistema de inovação

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso