PROJETOS

Programação do Mundo Senai movimenta unidade de São Miguel do Oeste

  • Fotos Folha do Oeste -

Você já ouviu falar em enxada elétrica? Este foi um dos cerca de 20 projetos apresentados no Mundo Senai, realizado nos dias 25 e 26 de outubro, na unidade Senai de São Miguel do Oeste. Com estrutura semelhante a um aparador de grama, o equipamento que elimina os inços indesejados através da eletricidade, foi desenvolvido pelos estudantes da turma do Curso Técnico em Eletromecânica.
Na manhã de quarta-feira, a iniciativa foi apresentada aos visitantes do Mundo Senai, pelos estudantes João Vitor Tomazelli e Pedro Henrique Lanza Zanatta. Tomazelli cita que se percebeu um mercado disponível para criar um protótipo de algo que matasse os inços indesejados com eletricidade, sem a necessidade de utilizar agrotóxicos. “Começamos a estudar para ver alguns dados e fizemos alguns testes práticos no Senai, para ver quanta tensão, quanta corrente, quantos watts seriam necessários para ter uma boa eficácia”, comenta.
Os estudantes criaram dois protótipos, um ligado na rede elétrica e um na bateria. Os protótipos foram construídos com base no reaproveitamento de partes de outros produtos, peças confeccionadas e algumas feitas em uma impressora 3D. Também foi utilizado tubo PVC, parafusos, bobina automotiva e fontes, entre outros itens. O resultado é um equipamento que queima a raiz do inço indesejado.
A programação no Senai também contou com a apresentação de projetos como o de impressão 3D em metal; Simulação de Empresa 4.0; Lançador de Bolas de Tênis; Amostra de Robótica e Fabricação Digital; Oficina de Foguetes; Como criar uma animação em Stop Motion; Biohackeria, entre outros.
De acordo com o gerente executivo regional do Sesi/Senai, Jardel Carminatti, o Mundo Senai aconteceu em todas as unidades do Senai, com o objetivo de abrir as portas das unidades para mostrar para outras escolas, para a comunidade, empresas e empresários, aquilo que os alunos aprendem durante o ano e aplicam através de projetos voltados para a inovação e projetos que têm como objetivo a resolução de algum problema.
Carminatti ressalta que a ação envolve todos os alunos da unidade, estudantes da aprendizagem industrial, qualificação profissional, alunos dos cursos técnicos, e do Ensino Médio da Escola Sesi mas que está dentro do Senai. “Para nós Sesi e Senai é uma única empresa, com o mesmo propósito que é transformar a vida das pessoas através da saúde e da educação”, cita.
Segundo o gerente de Operações do Sesi/Senai e IEL da regional Extremo Oeste, Ivanor Finato, os projetos apresentados estão dentro de um propósito da metodologia educação por competência, onde tem que ter o conhecimento envolvido, ter método a ser usado, uma habilidade que tem que ser demonstrada, e a atitude dos alunos. “Há mais de 80 anos o Senai faz isso, e gera competências para a indústria e a comunidade em geral”, aponta.
Finato ressalta que durante o Mundo Senai, se buscou mostrar o que se faz na unidade, mostrar os ambientes, as estruturas tecnológicas, e a metodologia que está funcionando há décadas e está sendo demandada pela indústria. Todo esse processo é para mostrar e motivar os jovens a estudar, a seguir a busca de conhecimento, que é a competência, e ser competente.
Conforme o gerente de Operações, durante a programação em São Miguel do Oeste, foram apresentados de cerca de 20 projetos, alguns inovadores, outros diferenciados, e alguns mais tradicionais, mas todos voltados à metodologia. “O aluno teve que estudar o conteúdo, ter um método para aprender, criou uma habilidade, e demonstrou sua atitude de expressão, comunicação, para expor esses projetos”, destaca.

SAIBA MAIS

Neste ano, o Senai contou com mais de três mil alunos, e para o próximo ano há vagas abertas no Ensino Médio, nos cursos técnicos em Eletromecânica e Automação, que conta com equipamentos novos e uma grande demanda da indústria, além dos cursos de qualificação em diversas áreas, desde energias renováveis, mecânica, pneumática, hidráulica, robótica, atividades no contraturno, entre outras possibilidades.

Governador do Distrito LD-8 participa de ações no município Anterior

Governador do Distrito LD-8 participa de ações no município

Município decreta situação de emergência em razão das chuvas Próximo

Município decreta situação de emergência em razão das chuvas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso