Programa Líder reúne mais de 50 participantes da Tri-fronteira

Desde setembro de 2009, um grupo formado por 53 participantes
Desde setembro de 2009, um grupo formado por 53 participantes, entre prefeitos, vereadores, secretários, empresários e representantes de entidades de 39 municípios da Tri-fronteira, que envolve Santa Catarina, Paraná e Argentina, reúnem-se regularmente para participar de um dos mais novos programas comportamentais do Sebrae: O Líder. Ainda em fase piloto, o programa foi criado pelos consultores Augusto Portugal, do Rio Grande do Sul, e Inocêncio Magella, de Minas Gerais, sendo que ambos coordenam os trabalhos desse grupo, que é o terceiro do Brasil a ser formado e o primeiro de SC.
O programa totalmente comportamental trabalha com uma metodologia semelhante à do Empretec, já consagrado no país pelo Sebrae. A diferença é que o Líder trabalha com pessoas que já exercem cargos de liderança e influência, e busca ações conjuntas para o desenvolvimento de uma região. Quem trouxe o projeto para a região foi o prefeito de Dionísio Cerqueira, Altair Ritz, que após uma visita ao Sebrae Nacional conheceu o Líder e acreditou que ele deveria ser trazido para os municípios de fronteira. “Em julho de 2009, estive com o presidente Paulo Okamoto, e por meio dele conseguimos aplicar o Líder aqui na região, totalmente subsidiado pelo Sebrae Nacional”, destacou Ritz.
DESENVOLVIMENTO
Conforme a gestora de projetos da Coordenadoria Regional do Sebrae Extremo Oeste, Silvia Carvalho Ferreira, o método de todo o programa gira em torno da busca de desenvolvimento por meio de ações de lideranças. “Lá não existe partido político, ambos trabalham e discutem ações em prol do turismo, educação, políticas sociais entre outras”, explica. Silvia conta que o programa é formado por nove encontros, sendo que nos próximos dias 8 e 9 de abril o grupo se reúne em Santo Antonio do Sudoeste/PR, para o sexto encontro.
Em cada módulo os consultores abordam temáticas diferentes para mobilizar, qualificar e integrar as lideranças, para a formação de um programa de desenvolvimento sustentável regional, com ênfase no incentivo do crescimento dos pequenos negócios. Nos encontros também existe o relato de cases de sucesso na busca de desenvolvimento. Na última reunião esteve apresentando seu case Cláudio Veras, um dos organizadores do Prodescom (Programa de Desenvolvimento Sustentável do Centro Oeste Mineiro). Em seu relato, apresentou os 10 anos de atuação em prol da união de 77 municípios de Minas Gerais.
Mais sobre:
Deixe seu comentário