DIA DE FINADOS

População precisa redobrar cuidados durante as homenagens

  • Arquivo Folha do Oeste -

Nesta terça-feira, dia 2 de novembro, é Dia de Finados. Uma data marcada por homenagens aos entes queridos e celebrações em diversas comunidades. Em São Miguel do Oeste, para evitar aglomerações, devido à pandemia, não haverá celebração no Cemitério Municipal. As celebrações serão nas igrejas, e após os fiéis podem se deslocar para o cemitério, onde também devem ser respeitados os protocolos sanitários, como uso de máscara e utilização do álcool em gel.

De acordo com a equipe paroquial, uma celebração especial será realizada no feriado do dia 2, na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, às 8h30. Em virtude do Dia de Finados, a Cripta da Matriz também será mantida aberta durante o período do dia, a partir deste sábado, dia 30, até a terça-feira, para os interessados que queiram fazer melhorias nas gavetas ossarias e visitas.

No Cemitério Municipal de SMOeste e Cemitério do Bairro Santa Rita, a visitação poderá ocorrer das 8h às 20h, inclusive ao meio dia. O horário diferenciado de atendimento iniciou nesta sexta-feira, dia 29, e segue até terça-feira, dia 2. A informação é da diretora do Cemitério, Ivanete Povala. De acordo com a profissional, para bem acolher a comunidade, o espaço recebeu diversas melhorias e reformas, também na questão de acessibilidade e nos banheiros. Neste sentido, o pedido é para que a população colabore e mantenha o local organizado, descarte o lixo no local apropriado, e utilize apenas a Cruz Mestre para a queima de velas.

Ivanete alerta ainda sobre a importância dos cuidados preventivos com relação à dengue. Segundo a diretora, a orientação é para que os vasos de flores sejam levados sem embalagens, e com areia ou cimento no interior, para evitar acúmulo de água, e também que os recipientes sejam derrubados com o vento. Para facilitar o cumprimento deste pedido, o Cemitério Municipal dispõe de um espaço com areia na entrada do local.


CUIDADOS

A equipe do Setor de Combate as Endemias de São Miguel do Oeste reforça a necessidade de cuidados com relação à dengue, para que a situação não se agrave no município. De acordo com a equipe, SMOeste já registrou neste ano 573 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. Somente nesta semana, foram identificados 10 focos. Além disso, há um caso suspeito da doença. Por esta razão, o pedido é de colaboração de todos.

Com a aproximação do verão e o aumento das temperaturas, sobem também as taxas de reprodução do mosquito, por isso, é importante reforçar os cuidados para evitar o acúmulo de água parada. "Nessa época do ano, que geralmente é chuvosa, somada aos registros de temperaturas altas, o acúmulo de água parada é propício para a proliferação dos mosquitos. Um cenário que preocupa e que necessita atenção redobrada por parte da população. Depois das chuvas, é importante verificar no pátio se ficou algum recipiente com água parada, e eliminá-lo imediatamente. Esse cuidado precisa ser constante", orientam os profissionais.


GUARACIABA

A Secretaria de Saúde de Guaraciaba através da Equipe da Vigilância Epidemiológica com o apoio dos agentes comunitários de Saúde, realizaram uma ação especial na sexta-feira, dia 29, junto aos cemitérios do centro da cidade. Durante todo o dia, a equipe esteve nestes locais entregando sacos de lixo, materiais informativos e orientando à população.

Essa ação teve como objetivo orientar e conscientizar em como proceder quanto ao descarte de materiais e posterior manutenção dos túmulos e essa atenção é necessária, uma vez que esses locais são possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A equipe da Epidemiologia pede a colaboração para que os vasos de flores retirados do local sejam colocados nos sacos plásticos e após isso depositados nos containers. É necessário também colocar nos pratinhos dos vasos de flores terra ou areia. As flores artificias ou naturais não devem conter embalagens plásticas, que também podem acumular água e as floreiras de concreto devem estar furadas, para permitir escoamento de água.

A equipe menciona ainda que após o Dia de Finados será realizado uma varredura nos cemitérios do centro do município para remoção de qualquer objeto que seja considerado depósito acumulando água e que não foram retirados pelos munícipes.

Operação Finados 2021 segue até terça-feira Anterior

Operação Finados 2021 segue até terça-feira

Multivacinação é prorrogada até o dia 30 de novembro Próximo

Multivacinação é prorrogada até o dia 30 de novembro

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso