OUTUBRO ROSA

Outubro terá ações especiais e preventivas em São Miguel do Oeste

  • Folha do Oeste -

Iniciou o mês de outubro e para celebrar o ‘Outubro Rosa’ foram intensificadas as ações voltadas à saúde da mulher. Em São Miguel do Oeste, uma programação especial está sendo organizada pela Secretaria de Saúde e setor Saúde da Mulher.
De acordo com a enfermeira do setor, Sirlei Ceretta, na próxima segunda e terça-feira, dias 9 e 10 de outubro, todas as unidades de saúde do município e o setor Saúde da Mulher estarão realizando atendimento em horário estendido, até às 20h. Durante o horário comercial, a coleta do exame preventivo pode ser feita sem agendamento no setor. Já as interessadas em participar da programação após às 17h, podem fazer o agendamento com as equipes das unidades, ou através do contato WhatsApp: (49) 99125 8575, para atendimento no setor Saúde da Mulher.
Sirlei destaca que nesta ação especial, além da coleta do preventivo, serão realizados testes rápidos para Hepatite B, C, Sífilis e HIV, solicitação de mamografia com o profissional médico, exame clínico das mamas, e repassadas orientações sobre o autoexame.
Já no dia 19 de outubro será promovido o show motivacional ‘Casal que se ama se previne’, uma ação voltada para homens e mulheres, para celebrar o Outubro Rosa e o Novembro Azul. A programação será gratuita e acontecerá a partir das 19h no auditório da Câmara de Vereadores. Para participar não é necessário se inscrever antecipadamente.
Sirlei ainda pontua que nos dias 23 a 27 de outubro, também será ofertado atendimento em horário estendido nas unidades básicas de saúde. Nas mesmas datas, haverá atendimento até às 20h no setor Saúde da Mulher. Interessadas em participar da programação após às 17h precisam fazer o agendamento com as equipes das unidades ou pelo contato WhatsApp do setor, citado anteriormente. E para encerrar a programação especial, no sábado, dia 28 de outubro, será ofertado exame preventivo no setor Saúde da Mulher, das 8h às 12h.
A enfermeira reforça que o exame preventivo deve ser feito anualmente pelas mulheres. Desta forma, segundo ela, ao observar qualquer alteração, já pode ser feito um acompanhamento mais especializado e o tratamento, evitando o agravamento da situação. Já a mamografia deve ser feita a partir dos 40 anos. A profissional aponta que se a mulher não tiver nenhum fator de risco e histórico familiar de câncer de mama, este exame pode ser feito a cada dois anos.
“Qualquer alteração que for diagnosticada no início, as chances de cura são mais altas. Então, esse trabalho de prevenção fizemos incansavelmente. A prevenção é fundamental, e em caso de qualquer alteração ou suspeita, são feitos os encaminhamentos e cuidados necessários”, afirma.
Na oportunidade, a profissional do setor Saúde da Mulher reforça o convite para que as mulheres participem da programação especial, com atendimento em horário diferenciado. “Será uma oportunidade de buscar atendimento em horário estendido. São várias datas com horários de atendimento diferenciados para que as mulheres se cuidem e dediquem atenção especial a sua saúde”, salienta. Esse cuidado pode salvar vidas.

 
ATENDIMENTO NO SETOR

 
Durante todo o ano, as mulheres que residem em São Miguel do Oeste podem buscar atendimento no setor Saúde da Mulher. No departamento, localizado em anexo a Unidade de Saúde Central, próximo à Praça Belarmino Annoni, é ofertado atendimento especializado de ginecologia. Além disso, é realizada a coleta do exame preventivo todos os dias e durante o ano todo.
O atendimento no setor Saúde da Mulher acontece das 7h45 às 11h45, e das 13h15 às 17h15.

Educação divulga edital de inscrições para creches Anterior

Educação divulga edital de inscrições para creches

Município lança editais da Lei Paulo Gustavo Próximo

Município lança editais da Lei Paulo Gustavo

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso