Criação de plano de prevenção à violência nas escolas tem aval da Comissão de Finanças |
Com a presença do comandante-geral da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, foi realizada na manhã desta terça-feira, dia 30, a Passagem de Comando do 9°CRPM/Fron (Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira). Durante a solenidade promovida na sede do 11° Batalhão de Polícia Militar de Fronteira em São Miguel do Oeste, o coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva assumiu o posto no lugar do tenente-coronel Jonas Airton Peres Binder.
“Comandar uma unidade de fronteira, como o 9º Comando Regional de PM foi uma tarefa desafiante e instigante, a qual, por motivos pessoais de saúde, infelizmente teve que ser abreviada, de modo que esta solenidade é a minha última solenidade na ativa”, destacou Binder em seu pronunciamento. O tenente-coronel ainda ressaltou que a jornada teve muitos percalços, mas também foi repleta de ótimos momentos, de missões concluídas, e do sentimento de dever cumprido.
O ex-comandante ainda agradeceu a todos os parceiros nas atividades de segurança pública e na missão de proteger o Extremo Oeste catarinense. Agradeceu também a todos que contribuíram durante a sua atuação, e citou que os oficiais e praças da área do 9º Comando Regional de PM, são diferenciados, pelo comprometimento, pela missão e pela qualidade do serviço prestado. “Muito obrigado pelo empenho diário e pelos resultados alcançados”, declarou.
Binder estava no comando do 9°CRPM/Fron desde janeiro deste ano, e por alguns meses acumulou também o posto de comandante do 11º BPM/Fron. “O serviço feito até o momento foi o padrão da Polícia Militar, elevado a qualidade, e vai continuar sendo feito desta maneira, pois o novo comandante é um oficial muito bem preparado tecnicamente. O Comando segue em boas mãos”, apontou, desejando sucesso ao coronel Ricardo, na sua nova missão.
O novo comandante, coronel Ricardo Alexandre Sabatini Silva, já atuou como chefe da Casa Militar do Governo do Estado, como ajudante de ordem de três comandantes-gerais, e foi secretário de Comissão de Promoção de Oficiais. Trabalhou também no cerimonial do governo, na Coordenadoria de Segurança, foi sub-chefe da Casa Militar, e chefe da Casa Militar do Governo do Estado de SC. “Estava aguardando a promoção na Diretoria de Pessoal para poder então ser recolocado. Recebi então o convite do comandante-geral para esse novo desafio de comandar a região de fronteira”, cita.
O coronel ainda ressalta que esta é uma das regiões mais seguras do Estado, e isso deve facilitar muito o trabalho que quer desenvolver. “Quero conhecer e conversar com todos os prefeitos da região, e conversar com a comunidade de modo geral. Tentar entender quais as necessidades, o que falta em termos de Polícia Militar, e vendo os caminhos possíveis para auxiliar no que pode ser feito pela região”, salienta. “Vamos encarar o desafio e fazer o melhor possível. Sempre procurei, ao longo de toda a minha carreira, desempenhar o meu papel da melhor maneira possível, e não vai ser diferente aqui. A gente vem para fazer o que sabe fazer de melhor e tentar fazer o melhor”, declara.
Na oportunidade, o novo comandante agradece pela receptividade local. “Desde que cheguei aqui, fui muito bem recebido pela comunidade, pelas autoridades, pelos oficiais da região. Me sinto acolhido. Trabalhei quatro anos em Rio do Sul, oito anos em Balneário Camboriú, e o restante da carreira em Florianópolis, e o fato de estar sendo acolhido, como estou sendo na região, faz me sentir em casa”, destaca.
Presente na solenidade de Passagem de Comando, o comandante-geral da PMSC apontou que o tenente-coronel Jonas fez um trabalho excepcional e excelente na região. “Desde 2001 trabalhando nesta localidade, dedica-se e gosta muito da região. E o coronel Ricardo inicia um novo ciclo, traz a experiência profissional dele, e o seu conhecimento para este comando, que está em uma região estratégica no cenário catarinense e também federal”, declarou, desejando sucesso ao novo comandante e agradecendo os trabalhos do comandante Binder.
Pelozato ainda lembrou que desde que assumiu a corporação, em janeiro deste ano, esta foi a terceira vez que esteve no quartel de São Miguel do Oeste e região Oeste. “Não temos dúvida nenhuma da importância que tem essa região para o Estado de Santa Catarina, e das riquezas que aqui são geradas, riquezas não só materiais, mas principalmente das pessoas que nascem e residem aqui”, apontou.
O comandante-geral ainda salientou que, os olhares da capital e do comando, e do governo federal, voltam-se para essa região de fronteira pela importância estratégica que tem no contexto federal e estadual. “Investimentos estão sendo feitos e serão cada vez mais intensificados. Em breve iremos para Dionísio Cerqueira para inaugurar o Centro Integrado de Comando e Controle da Fronteira. Com isso nos integraremos com o sistema nacional e federal”, adiantou.
O chefe do Estado-Maior- Geral da PMSC, coronel Jailson Aurelio Franzen, autoridades regionais, policiais militares e convidados também prestigiaram a solenidade na manhã de terça-feira. Durante a programação ainda foi inaugurado o retrato do tenente-coronel Jonas Airton Peres Binder que irá compor a galeria dos ex-comandantes no 9° CRPM/Fron.
Ao final da solenidade a Tropa desfilou em continência ao novo comandante ao som da Banda do 14° RCMec (Regimento de Cavalaria Mecanizado).
Deixe seu comentário