Governo do Estado e MPSC criam grupo especializado no combate à sonegação fiscal |
O NAF (Núcleo de Apoio Fiscal) da Unoesc, por meio dos NAFs da Unoesc Campos Novos, Chapecó, Joaçaba, Maravilha, Pinhalzinho, Xanxerê, Videira e São Miguel do Oeste, está auxiliando a população com as declarações do IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física). Os atendimentos são feitos de forma on-line e totalmente gratuitos. O contribuinte cidadão pode entrar em contato pelo WhatsApp (49) 3551-2055, via mensagem de texto, identificando-se com o nome, cidade de onde fala e qual o assunto que precisa.
“O primeiro contato e agendamento são feitos pelo WhatsApp, encaminhamos a relação da documentação necessária para resolver a situação do contribuinte, em seguida repassamos para uma pessoa da equipe, que vai dar as orientações para o cidadão”, explica a coordenadora do NAF, Márcia Marcondes Diniz de Freitas.
Os atendimentos on-line tiveram início ainda na pandemia da Covid-19 e continuaram, pois possibilitaram expandir o número de pessoas auxiliadas. Junto aos mais de 50 estudantes que prestam o serviço, atuam cerca de 20 professores para verificar e conferir as declarações.
De modo geral, devem declarar o IRPF quem recebeu, em 2022, mais do que R$ 28.559,70, ou teve rendimentos isentos acima de R$ 40 mil. Outras situações pontuais são esclarecidas após o contato pelo WhatsApp. O prazo final da Receita Federal para a entrega vai até o dia 31 de maio, e as equipes estarão atendendo por agendamento até o dia 8 de maio.
O NAF presta serviço de informações contábil e fiscal para toda a comunidade, mas realiza atendimentos essencialmente para cidadãos contribuintes de baixa renda. “Lembramos que além do atendimento neste período de declaração do IRPF 2022, também auxiliamos quem porventura não declarou nos anos anteriores ou ainda precisa retificar alguma declaração”, destaca a professora.
Ascom
Deixe seu comentário