Mercado e Cia

Mercado e Cia

FINANCIAMENTO

Empresas e empreendimentos brasileiros que dependem de financiamento bancário para desenvolver suas atividades econômicas terão, a partir de agora, que comprovar que estão empenhadas em desenvolver políticas socioambientais. A exigência está contida no Protocolo de Intenções Socioambientais, assinado no início do mês entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc e o presidente da Febraban, Fábio Colletti Barbosa. O acordo assinado com os bancos privados eleva para sete o número de compromissos até agora assinados pelo Governo federal e o setor produtivo na proteção e conservação dos recursos naturais.

 

REFORMA TRIBUTÁRIA

Propor ampliação de transferências automáticas de recursos federais aos municípios, realizar uma reforma tributária que não acarrete criação de novos impostos e fortalecer a arrecadação de tributos municipais é a equação do sistema tributário que deve ser adotada pelos municípios catarinenses. Apontamentos sobre quais procedimentos devem ser implementados para trilhar este caminho foram apresentados?@na semana passada?@aos 495 técnicos municipais das áreas financeiras das prefeituras de todo o Estado no 5º Congresso Catarinense de Secretários Municipais de Finanças, Contadores Públicos e Controladores Internos Municipais, realizado pela FECAM e pelo CRC/SC (Conselho Regional de Contabilidade) em Blumenau.

 

SESC SAÚDE

O Sesc desenvolve há vários meses a campanha Sesc Saúde com parceria de empresas locais. O número de atendimentos demonstra a viabilidade e importância da mesma para a cidade, especialmente pela facilidade de agendar e realizar os exames, bem como pelo acompanhamento pós-exame. Só no dia 4 de abril foram atendidas 175 pessoas.

 

BANCOS

Ano passado, os brasileiros gastaram R$ 134,5 bilhões em "spread" bancário. "Spread" é?@ a diferença entre a taxa paga pelo banco e a que é aplicada em empréstimos a consumidores. O valor é duas vezes e meia o orçamento do Ministério da Saúde no período. Segundo estudo feito pela Fecomércio-SP, as pessoas físicas foram responsáveis por R$ 85,4 bilhões do total.

 

BEBIDAS

O governo prepara a elevação do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) cobrado sobre as bebidas alcoólicas. O objetivo é elevar a arrecadação federal e assim criar espaço para uma nova rodada de cortes em outros setores como o de geladeiras, fogões e máquinas de lavar. A ordem é estimular esse segmento industrial, a exemplo do que foi feito com as montadoras, e, assim, combater o risco de queda no PIB este ano. É possível também que haja uma segunda rodada de aumento da tributação sobre o fumo.

 

PREJUÍZO

Todos os anos, cinco milhões de toneladas de soja são perdidas durante a colheita na agricultura brasileira. A conta foi feita por Valentino Rizzioli, presidente da CNH, dona da marca de máquinas agrícolas New Holland. O desperdício, de acordo com ele, é fruto do número de colheitadeiras obsoletas que operam nas lavouras. Para cada três máquinas em operação, uma tem mais de oito anos de uso. A partir dessa idade, estima-se uma perda de 10% da produção (uma máquina nova registra perda de no máximo de 0,5%). Hoje, a frota brasileira de colheitadeiras é de 45.000 unidades. Na ponta do lápis, essas 15.000 máquinas velhas geram um prejuízo de nada menos que 1,7 bilhão de dólares à agricultura brasileira.

Anterior

Programa Pró-Iporã retoma atividades com a comunidade

Próximo

Nelsinho negocia área para Distrito Industrial

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso