Meio ambiente e produção textual são temas em escolas de Anchieta
Equipe do Programa Jornal, Educação e Cultura visita escolas estaduais em Anchieta e descobre atividades voltadas para a preservação ambiental e prática redacional
A Escola de Ensino Fundamental Professor Osni Paulino da Silva, localizada no município de Anchieta, recebeu a visita da equipe do Programa Jornal, Educação e Cultura na última segunda-feira, 1º de agosto, quando foi recebida pela diretoria e professores daquela unidade estadual de ensino. Depoimentos dos professores, confirmados pela diretora Marlene Scheffer Lago, apontam para um aumento no nível de leitura por parte dos alunos que têm acesso à leitura do jornal. Alguns professores informam a necessidade de conhecer melhor o jornal, para extrair dele todo o potencial pedagógico que a ferramenta oferece. Uma capacitação para breve deve ser agendada entre jornal e escola. Tomando o rumo da área rural, dirigimo-nos à Escola de Educação Básica Padre Reinaldo Stein, na linha Prateleira. A equipe foi recebida pela diretora Tânia Sbalchiero, que informou sobre a importância da chegada do jornal na escola e o benefício indireto que traz para a comunidade, quando o jornal é levado para as casas dos agricultores, para que estes leiam e se atualizem acerca do que acontece na região e no Estado. Logo depois, a diretora apresentou a equipe aos professores, quando se conversou sobre uma atividade de grande importância ecológica, iniciada a partir da leitura, em classe, de uma matéria sobre preservação ambiental. Os alunos do fundamental maior, em sua maioria da sétima série, resolveram partir da teoria para a prática: tomaram para si a responsabilidade de preservar uma parte da mata ciliar, localizada na propriedade do pai de uma aluna. Foi realizada uma limpeza da área, o proprietário construiu uma pequena cerca para limitar e proteger as mudas plantadas pelo grupo junto às margens da sanga local, com o objetivo de firmar o terreno e evitar a erosão, sendo que o trabalho foi executado por todos, além de ser bastante documentado, não só na internet mas também em fotografias digitais impressas, colecionadas em álbum, para que os visitantes da escola possam conhecer um trabalho original de mutirão. Na despedida, uma produção textual, realizada pelo grupo de trabalho, expressa a preocupação de cada um com as realidades futuras que as riquezas naturais estão predestinadas a sofrer, e a opinião individual sobre o que pode ser feito para mudar esse cenário. Como fechamento da agenda, a equipe recebeu as boas vindas da Escola de Educação Básica Café Filho, por sua diretora Neuda Rodrigues e professores. Após informarem sobre alguns procedimentos referentes ao recebimento dos jornais, trataram de enfatizar a importância do jornal como incentivador da prática de leitura diária em sala de aula, ao mesmo tempo em que facilitam o acesso da população da comunidade às informações trazidas pelo jornal, já que os exemplares direcionados para a escola ficam à disposição da coletividade atendida pela EEB Café Filho, sendo depois devolvidos para outros trabalhos na instituição. "As ações realizadas com o jornal em sala de aula têm encontrado uma receptividade acima da esperada, por parte dos alunos, cada vez mais familiarizados com a informação e a mídia pedagógica. Professores e técnicos em educação veem a parceria com esperança renovada", cita o coordenador local, Marcelo Serpa.
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