Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


FRIO

Inverno inicia amanhã: veja a previsão para a estação

Foto: Folha do Oeste

O inverno no Hemisfério Sul terá início na segunda- -feira, dia 21, às 00h32 e terminará no dia 22 de setembro às 16h21 (horário de Brasília). De acordo com a previsão do meteorologista da Epagri/Ciram (A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), Clóvis Correia, este inverno deve ocorrer dentro na normalidade, mas com uma tendência de períodos mais frios, que podem ser curtos, principalmente na segunda metade da estação. A partir de setembro, já volta a aquecer com a chegada da primavera.

O inverno começa com uma massa de ar fria presente na região. O gerente da Epagri de São Miguel do Oeste, Sidnei Egon Simon, afirma que a previsão para os primeiros dias do inverno é de alguma chuva, ainda que em volumes menores entre os dias 21 a 23, normalmente no final da tarde e noite. Mais para o fim de semana, conforme a previsão, há a possibilidade uma massa de ar frio passar a atuar no Sul do Brasil, deixando o tempo seco e as temperaturas mais baixas, com formação de geada nas áreas altas (acima de 700/800m).

No estado, não estão descartadas as possibilidades de ocorrerem geadas, principalmente nas partes mais altas e partes altas com baixadas. O meteorologista Clóvis informa ainda que mesmo com o aquecimento em setembro e outubro, podem acontecer eventos insolados de frio intenso.

Conforme prognóstico divulgado na terça-feira, dia 16, pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Brasil, a estação será marcada por períodos menos chuvosos nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte da região Norte e Nordeste do Brasil, enquanto as maiores quantidades de precipitação concentram-se sobre o noroeste da Região Norte, Leste do Nordeste e parte da Região Sul. Entretanto, para o Oeste de Santa Catarina, a questão da chuva não apresenta a melhora, e os índices devem permanecer abaixo da média histórica em julho e agosto, mas há, conforme a previsão da Epagri, uma tendência de aumentar levemente o volume de chuvas, trazendo uma situação um pouco melhor do que no ano passado. 

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia

EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina