NEGÓCIOS

Inscrições abertas para o Programa Nascer

  • Divulgação -

O Programa Nascer de Pré-Incubação de Ideias Inovadoras para o Ecossistema Catarinense de Inovação - III Edição está com inscrições abertas até 25 de julho, às 18h. Serão selecionadas 276 propostas para receber mentoria e transformar ideias em negócios. A novidade neste ano é a distribuição de R$ 460 mil em apoio através de subvenção financeira.

O Nascer é uma iniciativa da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) em colaboração com o Sebrae/SC (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina).

"Esta é uma importante ação do Governo do Estado realizada pela Fapesc em parceria com o Sebrae/SC. Queremos qualificar os empreendedores para que possam futuramente gerar novos negócios nas diversas regiões do Estado", afirma o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen. "A Fapesc investe nas pessoas de Santa Catarina para gerar a retenção e atração de talentos não só nos grandes centros, mas também no interior do Estado", destaca.

"Mais uma vez somos parceiros da Fapesc no Programa Nascer, que busca qualificar e oferecer oportunidades a novos empreendedores que sonham em tirar suas ideias inovadoras do papel, criar soluções e transformá-las em negócios. Essa é uma iniciativa que já provou trazer resultados e vamos mais uma vez apoiar quem deseja colocar em prática ideias inovadoras", comenta o diretor superintendente do Sebrae/SC, Carlos Henrique Ramos Fonseca.

As propostas precisam se caracterizar como ideias de produtos (bens e/ou serviços) ou processos inovadores, com potencial para se transformar em startups que envolvam a conversão de conhecimento tecnológico em novos produtos, processos ou serviços aptos para a introdução e exploração no mercado.

Serão formadas até 23 turmas de pré-incubação distribuídas entre as cidades-polo, sendo 21 com atividades em formato híbrido (presencial e on-line) e duas na modalidade a distância (on-line). As turmas terão entre oito e 12 proponentes. Cada proposta poderá contar com uma equipe de até cinco participantes.

Para a inscrição também é necessário disponibilizar um pitch via Youtube - uma apresentação em vídeo de três a cinco minutos, mostrando uma visão geral de uma ideia, produto, serviço, ou negócio projetado para atrair rapidamente a atenção dos ouvintes para que se interessem no objeto apresentado.

O objetivo da premiação, uma novidade desta edição, é agraciar as melhores propostas de ideias inovadoras do Nascer. Serão realizados 23 Pitchs Regionais, onde cada um dos primeiros colocados receberá R$ 20 mil.


Transformando uma ideia

Nas duas edições anteriores, 620 propostas pré-incubadas passaram pelo Nascer. "Foi muito bacana", contou Manoel Tadeu Machado de Menezes, um dos sócios da empresa TroqueiQuitei. "Teve muita palestra e workshop que abriram nossa cabeça sobre como abrir e estruturar uma empresa. Até mais no sentido do DNA da marca. Nós já tínhamos esboçado o produto, nosso software estava pronto. Nós tínhamos que criar o espírito e ver qual era nosso público para oferecer a solução", aponta.

O TroqueiQuite segue a lógica dos "matchs" das redes sociais, como eles explicam no site. "O Distribuidor de Peças deve para a Indústria de Peças; a Indústria de Peças deve a Transportadora, que deve para o Distribuidor de Peças. A TroqueiQuitei faz um 'match' entre estes valores, e no fim das contas, ninguém deve para mais ninguém: dívidas são quitadas sem que uma das partes precise desembolsar dinheiro, preservando o capital de giro."

Apesar de terem o software, os sócios precisavam desenvolver a ideia. "A gente tinha pesquisado se tinha alguém fazendo o que a gente se propunha e não achou ninguém. Só descobrimos uma empresa na Suíça e outra na Espanha. Não tínhamos muito como olhar para o lado. E tinha um programa do Governo do Estado, sem custo, oferecendo todo o apoio, vamos aproveitar", conta Menezes.

A empresa está na fase de "early adopters", quando os primeiros usuários ajudam a aprimorar a plataforma. Ao mesmo tempo, a empresa TroqueiQuite procura investidores e parceiros para ganhar escala.


Cidades-Polo:

Araranguá, Blumenau, Brusque, Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Joinville, Lages, Maravilha, Palhoça, Rio do Sul, São Bento do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira e Xanxerê.



Ascom 

Região terá Programa Gente Catarina Anterior

Região terá Programa Gente Catarina

Feirinha do Inverno será realizada neste sábado Próximo

Feirinha do Inverno será realizada neste sábado

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso