Informática na educação

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A educação, está passando por um processo de renovação do espaço, e reavaliação de conteúdos e de valores, tendo como ponto de partida todas as mudanças ocorridas na sociedade. A escola, como instituição integrante e atuante dessa sociedade e desencadeadora do saber sistematizado, não pode ficar fora ou a margem deste dinamismo.

O computador é uma nova tecnologia presente em vários momentos de nosso dia-a-dia, e pode ser aplicado na parte administrativa e coordenação da escola, servindo como auxílio direto do professor em suas tarefas de ensino e avaliação, como ferramenta de trabalho do aluno. O seu uso trará grandes benefícios para os alunos, no desenvolvimento e crescimento intelectual. Fora da escola, professores e alunos estão em permanente contato com tecnologias cada vez mais avançadas, onde a máquina transforma, modifica e até substitui as tarefas humanas. É imprescindível que o professor perceba e saiba o valor e a importância dos recursos atuais para o bom desempenho e eficácia do trabalho escolar. É necessário explorar novas possibilidades pedagógicas e contribuir para uma melhoria do trabalho dos grupos em sala de aula, valorizando o aluno como sujeito do processo educativo.

O computador está propiciando uma verdadeira revolução no processo de ensino-aprendizagem. Uma das razões dessa revolução é o fato de além da transmissão da informação, ele é capaz de ensinar. Usar o computador na educação é como ser mais efetivo do ponto de vista educacional. O computador deve ser utilizado como um catalisador de mudança do paradigma educacional. Um novo paradigma que promove a aprendizagem ao invés do ensino, que coloca o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, e que auxilia o professor a entender que a educação não é somente a transferência de conhecimento, mas um processo de construção do conhecimento pelo aluno, como produto do seu próprio engajamento intelectual. O aluno como um todo, em uma nova abordagem educacional que muda o paradigma pedagógico do instrucionismo para o construcionismo. Neste aspecto existem diferentes maneiras de usar o computador na educação. O computador pode ser usado na educação como máquina de ensinar e como ferramenta. O uso do computador como máquina de ensinar consiste na informatização dos métodos de ensino tradicionais. Do ponto de vista pedagógico, esse seria o paradigma instrucionista.

No entanto, o computador pode enriquecer ambientes de aprendizagem onde o aluno, interagindo com os objetos desse ambiente, tem chance de construir o seu conhecimento. Nesse caso, o conhecimento não é repassado para o aluno. O aluno não é mais instruído, ensinado, mas é o construtor do seu próprio conhecimento. Esse é o paradigma construcionista onde a ênfase está na aprendizagem ao invés de estar no ensino; na construção do conhecimento e não na instrução, no uso pessoal das aprendizagens.

O objetivo da introdução do computador na educação não é modismo ou atualização às inovações tecnológicas. Esse tipo de argumentação tem levado a uma sub-utilização do potencial do computador que, além de economicamente dispendiosa, trás poucos benefícios para o desenvolvimento intelectual do aluno. O que cabe a nós, é saber que estaremos sempre diante de obstáculos, que nunca estaremos prontos, e que crescemos a cada dia, com nossas experiências e com as de nossos alunos. Ou seja, professor e alunos, juntos são os aprendizes.

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