Hemosc coletará sangue dia 8 de abril em SMOeste

A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste, junto com o Hemosc de Chapecó, realizam no dia 8 de abril mais uma etapa da coleta de sangue.
A Secretaria Municipal de Saúde de São Miguel do Oeste, junto com o Hemosc de Chapecó, realizam no dia 8 de abril mais uma etapa da coleta de sangue. De acordo com a técnica de enfermagem Alzira Costa Winter, desta vez a coleta será destinada às pessoas que já são doadores ou fizeram o pré-teste e irão doar pela primeira vez. A coleta será realizada das 9h30 às 16h30, no Posto de Saúde Central. Os doadores interessados devem realizar o agendamento pelo telefone 3622-6270. Alzira explica que o processo de doação dura em média uma hora e meia, e doação dura o tempo até completar a bolsa, que varia de quatro a 10 minutos. Ela destaca que em São Miguel do Oeste a população sempre colaborou muito com a doação. “Sempre são feitas boas coletas, em quantidade acima de 70 coletas cada vez que o Hemosc vem”, aponta.
Primeira coleta
A doação é a retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, através da inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Segundo Alzira, para doar sangue o candidato deve estar bem de saúde e possuir hábitos de vida saudável; ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, e apresentar um documento de identidade com foto, expedido por órgão oficial (RG, Carteira de Trabalho ou de Motorista). Após a doação, é oferecido um lanche para auxiliar o doador na reidratação. Durante o lanche, o doador é observado por profissionais, que, se necessário, orientam para que o mesmo faça um pequeno repouso. Ao término da doação, o sangue total coletado é submetido a uma série de etapas antes de ser liberado para utilização: homens podem doar sangue num intervalo de 60 dias não ultrapassando a quatro doações/ano e mulheres num intervalo de 90 dias não ultrapassando a quatro doações/ano. É retirado sempre um volume de sangue que não causa prejuízo à saúde do doador. Este volume é de aproximadamente 450 ml para doação e 45 ml para testes laboratoriais. A quantidade de sangue no corpo de um indivíduo é de 8% de seu peso e apenas 10% desse total pode ser doado.
A parte líquida é reposta pelo organismo rapidamente, e o ferro é reposto pela alimentação, em até dois meses para homens e três meses para mulheres, devido ao período menstrual. Após a doação, não é necessário tomar nenhum tipo de medicação.
Quem não pode doar?
Não poderá doar a pessoa que estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas; fez cirurgia recentemente; for menor de 18 anos e maior de 65 anos; tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas; não repousou adequadamente na noite anterior à doação; teve febre, gripe ou qualquer tipo de infecção nos últimos sete dias; teve hepatite viral após os 10 anos de idade; for portador da Doença de Chagas; estiver grávida; estiver usando medicamentos; usa ou já usou drogas injetáveis - cocaína/heroína e outras; teve contato sexual com muitos parceiros ou com pessoa suspeita de ser portadora do vírus da AIDS; for parceiro sexual de portadores de doenças transmitida pelo sangue (Hepatite B, Hepatite C, HIV, Sífilis e HTLVI/II) com ou sem uso de camisinha (preservativo); colocou piercing ou fez tatuagem nos últimos 12 meses; realizou acupuntura com profissionais não habilitados nos últimos 12 meses, fez endoscopia há menos de seis 6 meses.
Por que doar sangue?
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo, essencial à vida. Todos os dias acontecem centenas de acidentes, cirurgias e queimaduras violentas que exigem transfusão, assim como os portadores de hemofilia, leucemia e anemias. Além disso, doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Se cada pessoa saudável doasse sangue espontaneamente pelo menos duas vezes ao ano, os hemocentros teriam hemocomponente suficiente para atender toda população. O sangue não tem substituto. Por isso a doação espontânea e periódica é fundamental. Uma única doação de sangue pode salvar várias vidas. Doar sangue é uma atitude necessária, de solidariedade, cidadania e amor.
Processamento e
Distribuição
Este setor realiza a separação do sangue em seus componentes para transfusão. As bolsas coletadas são colocadas numa centrífuga que gira em uma determinada rotação por um período necessário para que o sangue seja fracionado, inicialmente em duas partes: a sólida e a líquida. Os pacientes recebem somente a parte do sangue (hemocomponentes) que necessitam, por exemplo: as pessoas com grandes queimaduras precisam de plasma; os hemofílicos, pessoas que têm problemas de coagulação, necessitam do Fator VIII ou Crio Precipitado; os portadores de anemias ou que tiveram hemorragias recebem Concentrado de Hemácias; os portadores de leucemia necessitam de Plaquetas. Após a comprovação da qualidade do sangue, através dos exames sorológicos e imuno-hematológicos, os componentes do sangue são liberados para o estoque. No estoque, que fica no Hemosc ou em hospitais conveniados, os hemocomponentes são armazenados adequadamente, de acordo com a sua classificação e prazo de validade.
Lembre-se:
· Sangue não se fabrica artificialmente;
· O sangue doado não ultrapassa 10% do volume em circulação no corpo;
· A quantidade doada é reposta rapidamente;
· Você só doa novamente se quiser. A doação de sangue não vicia;
· A doação acontece em ambiente confortável e limpo;
· O doador é atendido por pessoal capacitado e qualificado para esta função.
Mais sobre:
Deixe seu comentário