Entidades do setor produtivo são recebidos pelo presidente da Assembleia |
Frente em defesa das pessoas com autismo realiza 1ª reunião de trabalho
-
Bruno Collaço / Agência AL -
Com o desafio de avançar na adoção de políticas públicas inclusivas e assertivas, foi realizada nesta quarta-feira, dia 14, a primeira reunião do grupo de trabalho da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista da Assembleia Legislativa.
A Frente, coordenada pelo deputado estadual Pepê Collaço (PP), contou com representantes da Federação Catarinense de Autismo, Federação das Apaes de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Educação Especial, Secretarias de Estado da Saúde, de Educação e de Assistência Social, Conselho Estadual de Educação e Fecam (Federação Catarinense dos Municípios). Participaram do ato, o presidente do Parlamento, deputado Mauro De Nadal (MDB), os deputados Camilo Martins (Podemos) e Matheus Cadorin ( Novo).
Banco de dados
Entre as discussões para aprimorar as políticas públicas e ações que podem melhorar a vida de quem tem TEA, estão o envolvimento da família no diagnóstico precoce, a capacitação de profissionais da educação para o acolhimento dessas crianças e jovens e o mais relevante, destacado por todos, a criação de um banco de dados eficiente e integrado, que apresente um diagnóstico atualizado do número de pessoas que têm o transtorno do espectro autista.
De acordo com o Portal do Autismo de Santa Catarina, da Federação Catarinense de Educação Especial, há no Estado cerca de 200 mil pessoas com TEA.
Da infância à velhice
“Esse grupo tem especialistas que conhecem as demandas e as realidades desse universo. Queremos então unir esforços para criar leis de inclusão social, desde a infância até a velhice dessas pessoas”, defendeu o coordenador da Frente, deputado Pepê Collaço. “Percebe-se um aumento gradativo na quantidade de casos de autismo e precisamos trabalhar em busca de políticas que possam beneficiar estas pessoas e suas famílias”, disse o deputado.
O presidente Mauro De Nadal afirmou que este é um tema sensível, que ganhou luz e força já na Legislatura passada da Casa. “Precisamos criar leis que vão ao encontro às necessidades dos catarinenses”, avaliou De Nadal, ao enaltecer a importância dessa Frente. “Vamos avançar e agregar com o olhar diferenciado desse grupo de estudos”, avaliou. Ele informou que a Escola do Legislativo lançou um curso preparatório para docentes que vão trabalhar com alunos autistas. “E esse ano, será lançado o segundo curso”, afirmou.
Catia Cristiane Purnhagen Franzoi, presidente da FCA (Federação Catarinense de Autismo), destacou que o grupo de trabalho vai unificar e organizar os estudos e as informações a respeito desse tema. Ela acrescentou que um passo importante é justamente cooptar as informações para a formação de um banco de dados a respeito do número exato de pessoas com TEA no Estado.
Deliberações
Entre os encaminhamentos da reunião está a publicação de quatro livros sobre o tema. Um deles, será composto por textos escritos por profissionais que palestraram no lançamento da frente, em abril deste ano. A realização de workshops regionais é outra iniciativa proposta pelo grupo.
Agência AL
Deixe seu comentário