Nos dias 28 e 29 de janeiro, acontecerá o 1° Festival Gastronômico dos Milhos Crioulos de Anchieta. O evento que é gratuito será promovido no Salão Paroquial, no centro do município. A primeira edição do festival contará com uma ampla programação e será aberta para toda a comunidade regional. A iniciativa da Administração Municipal e do Sebrae/SC, com apoio da Anchietur (Associação Anchietense de Turismo) e da Cooperativa da Agricultura - Cooper Anchieta, terá diversas atrações, entre elas pratos típicos, produtos artesanais, shows culturais, oficinas e rotas turísticas.
De acordo com a integrante da Comissão Organizadora, Simone Graczk, a expectativa dos organizadores é de reunir um grande público. Nos últimos anos, foi trabalhado para desenvolver a IG (Indicação Geográfica) do município, que é a das sementes crioulas. E o objetivo da programação é valorizar as sementes crioulas, mostrar o potencial das sementes crioulas no município, e a importância da sua valorização e conservação. “Já temos a Festa Nacional das Sementes Crioulas, que acontece no município e já tem uma boa visibilidade, e agora surgiu a proposta do Festival Gastronômico, que tem o mesmo intuito de promover as sementes crioulas, valorizar a agricultura familiar que trabalha com isso, que resiste na roça plantando, preservando e mantendo essa cultura que é tão rica”, destaca.
Simone acrescenta que as oficinas serão totalmente gratuitas, porém, a orientação é para que os interessados façam as suas inscrições de forma antecipada, pois as vagas são limitadas. Estas inscrições podem ser feitas de forma on-line, através do portal da prefeitura, ou através do contato da prefeitura (49) 3653 3200. Para participar das rotas turísticas também é necessário fazer a inscrição de forma antecipada, pois as vagas são limitadas. Interessados também podem entrar em contato na prefeitura, e saber mais detalhes. A integrante da comissão ressalta que as rotas buscam mostrar um pouco da cidade e dos locais disponíveis para visitação no município.
PROGRAMAÇÃO
Sábado (28/01)
- 8h30 às 22h30: Atendimento nas bancas com alimentos, artesanato, sucos, caldo de cana, café, vinho, cerveja e chopp artesanal;
- 8h30 às 9h30: Rota turística com visitação ao sítio Divina Uva e Recanto das Abelhas;
- 10h às 11h30: Rota turística com visita a Birrifício Frisanco, Vinha dos Ventos, e Artesanato Vidori;
- 12h às 13h30: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival Gastronômico;
- 14h às 15h: Abertura oficial do evento e lançamento da nova rota turística rural;
- 15h às 18h: Apresentações musicais com Peterson e Thiago, Alécio Freitas e Pinguim Monoband;
- 15h às 18h: Rota turística com visita aos sítios Pedaço de Chão, Sítio di Amici e ao Mirante Acolhida Campestre;
- 15h15 às 16h30: Oficina 1 - Produção e conservação dos milhos e pipoca crioulos;
- 15h15 às 16h30: Oficina 2 – Uso de farinha de milho crioulo no preparo de massas e lasanhas;
- 19h30: Show do Grupo Águas Nativas;
- 22h30: Encerramento das atividades do primeiro dia.
Domingo (29/01)
- 8h: Recepção e rota rural turística;
- 8h às 22h: Atendimento nas bancas com alimentos, artesanato, sucos, caldo de cana, café, vinho, cerveja e chopp artesanal;
- 8h às 9h30: Rota turística com visitas aos sítios Jardim do Edem, Riqueza da Terra e Sítio Wille;
- 10h às 12h: Mesa redonda com os ‘Filhos de Anchieta’;
- 12h às 13h30: Almoço no Restaurante Central e nas bancas do Festival;
- 14h às 15h: Moda de viola com Cristian Ferrari;
- 15h às 18h: Apresentação do Grupo Italiano Trivêneto, de Pinhalzinho;
- 17h às 18h: Show com Banda 049;
- 19h: Encerramento oficial.
Deixe seu comentário