Chuvas intensas provocam alagamentos e deslizamentos em municípios de SC |
Com o intuito de alertar e debater com a comunidade sobre a questão da tributação, e aumentar as cobranças aos governantes sobre os investimentos feitos com os recursos dos impostos, durante o mês de maio, foi realizada a programação do Feirão do Imposto. De acordo com a integrante do Núcleo de Jovens Empreendedores de São Miguel do Oeste e coordenadora do Feirão do Imposto 2022, Gabriela Favero, o Feirão acontece em maio, pois se considera que até o final deste mês, as pessoas trabalham para pagar os seus impostos. "Uma data simbólica para alertar a comunidade que por cinco meses no ano se trabalha para arcar com a carga tributária", explica.
Em São Miguel do Oeste, durante o mês de maio, o Núcleo promoveu ações de conscientização, debates, trocas de ideias, onde se buscou de forma leve falar sobre um assunto sério, que é a alta carga tributária, provocando essa discussão na comunidade de uma forma mais acessível. No município, além das atividades desenvolvidas pelo Núcleo do Jovem Empreendedor ao longo do mês, no sábado, dia 28, foi promovido o Dia D, do Feirão do Imposto, com atrações especiais e diversificadas. Durante toda a manhã, foram realizadas atividades de interação na Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. No local, uma das atrações foi o touro mecânico, que tinha como objetivo desafiar as pessoas a testarem quanta carga tributária aguentavam em oito segundos. Na Área Coberta, também estavam disponíveis jogos, além de serem expostos diversos produtos e um carro cedido pela Gambatto Veículos, com a explicação sobre a carga tributária.
Ainda no sábado, ocorreu em São Miguel do Oeste a comercialização de produtos sem impostos no município. No Bonno Atacado e Varejo foi possível adquirir pão fatiado e pão de alho Dipães sem imposto. A quantidade de produtos foi limitada, e os integrantes do Núcleo estiveram no estabelecimento para conversar com a comunidade. No mesmo dia, a Ótica Recris também ofertou 20% de desconto nos produtos. O desconto se referia a porcentagem do imposto, com isso, o consumidor poderá adquirir o produto como se estivesse comprando sem imposto.
"O Feirão foi trabalhado para acontecer durante todo o mês de maio, e acredito que atingimos nosso objetivo que era poder entrar em contato com as pessoas, seja por intermédio da imprensa, das redes sociais ou de ações presenciais, para levar informações e trazer discussões sobre o modelo atual de tributação, o impacto que os tributos trazem para a gestão dos nossos negócios e para o consumo no nosso dia a dia, além de questionamentos sobre a reversão dessa arrecadação e o retorno que temos do Poder Público nesses mais de R$ 1 trilhão em tributos arrecadados só no ano de 2022", destaca Gabriela. A coordenadora do Feirão do Imposto, ainda cita que para o Dia D, o clima infelizmente não colaborou com o evento, e o tempo frio e chuvoso reduziu o movimento de pessoas na praça central. "De qualquer forma acredito que as pessoas presentes foram impactadas pelas nossas ações, e também, para a nossa surpresa, houve uma forte movimentação nas redes sociais, e tivemos um público muito grande acompanhando o Dia D pelo Instagram", revela.
Nos supermercados parceiros do Feirão do Imposto ainda é possível encontrar as placas informativas sobre a tributação de diversos produtos. "Aproveito para deixar meu agradecimento a todos os integrantes da Pasta do Feirão do Imposto que trabalharam muito para fazer todas essas ações acontecerem, à Acismo que nos apoiou e incentivou a conduzir esse projeto, a toda imprensa local, aos supermercados parceiros das nossas ações, e às Óticas Recris e ao Bonno Atacado e Varejo que promoveram o dia sem imposto", declara a coordenadora do Feirão do Imposto 2022.
RECLAMAR NÃO PAGA IMPOSTO
Em maio também foi lançado o site do 'Reclamar não paga imposto' (reclamarnaopagaimposto.com.br), que ainda pode ser acessado por toda a comunidade, uma oportunidade para se manifestar. "Quem se sentir motivado a deixar sua sugestão para melhoria do sistema tributário, está convidado a participar", reforça Gabriela.
Com base nesta participação da população, o material será repassado para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e bancada catarinense no Congresso Nacional.
Deixe seu comentário