Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


BOMBEIROS

Fapesc seleciona pesquisa para software

Foto: Divulgação/CBMSC

Instituições de ciência, tecnologia e inovação catarinenses já podem inscrever suas propostas no edital 45/2021 da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), que apoia pesquisa aplicada para o desenvolvimento de software de gerenciamento, controle e avaliação do ensino para o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina). A proposta vencedora receberá fomento de R$ 243 mil e terá um prazo de até 18 meses para ser executada.

Dentro dos valores, constam duas bolsas de desenvolvimento tecnológico e industrial, para profissionais de nível superior, e uma bolsa para fixação e capacitação de recursos humanos, voltada para profissional de nível médio, regularmente matriculado em curso superior.

Lançado pela Fapesc, com a colaboração do CBMSC, o edital pretende auxiliar a inovação e integração dos sistemas de instrução e ensino em um único software, proporcionando maior agilidade, transparência, assertividade e segurança de dados, no serviço de controle e avaliação de ensino da corporação, colaborando assim com a melhoria na qualidade dos serviços prestados.

A submissão das propostas pode ser feita na plataforma da Fapesc até 3 de dezembro de 2021. O resultado final será divulgado até 31 de janeiro de 2022.

A gerente de Ciência e Pesquisa da Fapesc, Deborah Bernett, ressaltou que o edital apoia atividades de pesquisa aplicada, trazendo assim a CTI (Ciência, a Tecnologia e a Inovação) para resolver os desafios da sociedade. "É um edital inovador e muito importante, que contribuirá muito com os serviços oferecidos pelo Corpo de Bombeiros à sociedade. Acreditamos que a CTI é um vetor importantíssimo para o desenvolvimento do Estado, inclusive na área de segurança pública", afirmou.

Segundo o diretor da Diretoria de Instrução e Ensino do CBMSC, coronel Helton de Souza Zeferino, o edital busca atender a uma demanda antiga para a gestão das atividades de ensino. "O edital vem num momento excelente e a expectativa é a melhor possível, para que o Corpo de Bombeiros em breve tenha, sob sua coordenação, um sistema de gestão de ensino próprio, modulado para as suas necessidades, e que busca, obviamente, a excelência na qualidade do ensino ofertado aos integrantes da corporação", ressaltou.

O edital faz parte do Programa #Fapesc@Gov+Pesquisa&Inovação, que tem como objetivo levar ações de ciência e inovação para os órgãos públicos do Estado. Esta é a segunda chamada pública lançada em parceria com o Corpo de Bombeiros neste semestre. A primeira tinha como objetivo a realização de outra pesquisa aplicada para desenvolvimento de um veículo modular para treinamento.

Acompanhe todos os editais da Fapesc com inscrições abertas em www.fapesc.sc.gov.br. 



selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina