Estado investe em ensino médio integrado

Todas as regionais de SC implantam projeto piloto neste ano. Os investimentos chegarão a R$ 3,5 milhões

Os professores e diretores de escolas da rede pública estadual começaram, durante o mês de outubro, a receber formação para implantar no Estado 30 escolas de ensino médio Integrado à Educação Profissional. Santa Catarina é um dos três Estados brasileiros a desenvolverem a parceria com o MEC (Ministério da Educação), que tem como objetivo aproximar a educação básica do mundo do trabalho.

Conforme o secretário estadual da Educação, Ciência e Tecnologia, Diomário de Queiros, é preciso formar trabalhadores críticos e qualificados. Uma escola em cada SDR (Secretaria do Desenvolvimento Regional) deverá começar a experiência piloto em nível nacional. Os recursos são do Programa Nacional de Expansão e Melhoria do Ensino Médio, no valor de R$ 3,5 milhões, com contrapartida de igual valor do Tesouro do Estado, já estão alocados para a implantação dos cursos, que irão explorar as potencialidades sócio-econômicas de cada região.

Segundo o diretor de Educação Básica e Profissional da Secretaria, Juares Thiesen, com o ensino básico desvinculado do profissional, quatro em cada cinco jovens que não conseguem acesso às universidades públicas e particulares acabam sendo jogados no mercado como mão-de-obra barata e descartável. Para colocar a escola pública no passo do presente, a nova modalidade de ensino integra as disciplinas do currículo normal a matérias e práticas profissionais que permitem ao aluno gerenciar áreas do conhecimento e dominar o mundo da tecnologia. \"Nosso objetivo é fazer um currículo voltado à realidade de Santa Catarina\", salienta a gerente. Parte dos professores vai trabalhar nas disciplinas do núcleo comum e a outra parte nas profissionalizantes. Todos receberão cursos de formação continuada para lidar com a peculiaridade do público-alvo, cursos específicos e de complementação pedagógica.

Entre os 30 cursos de ensino médio Integrado à Educação Profissional que entrarão em funcionamento a partir do próximo semestre está: Secretariado bilíngüe no Instituto Estadual de Educação; Madeiras e artefatos, no município de São Ludgero; Turismo, hotelaria e hospitalidade em Imbituba.

Anterior

Racionamento de água iniciou ontem em SMOeste

Próximo

Hospital efetua pagamento de salários atrasados

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso