CAFÉ COM INOVAÇÃO

Entregue o Planejamento do Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste

  • Fotos Folha do Oeste -

Com a presença de lideranças, associados, representantes de entidades e instituições, a Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) promoveu na noite de segunda-feira, dia 30, o evento Café com Inovação. A programação realizada no Gran Nobile Eventos em São Miguel do Oeste, também foi marcada pela entrega do Planejamento do Ecossistema de Inovação de São Miguel do Oeste, ato acompanhado pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e do diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, que estiveram presentes no encontro.

Com o objetivo de estimular o empreendedorismo e fomentar o ecossistema de inovação em São Miguel do Oeste, o Sebrae/SC em parceria com a Acismo, o Citeosc (Centro de Inovação e Tecnologia do Extremo Oeste de Santa Catarina), e em conjunto com diversas entidades e empresas, realizou o planejamento do ecossistema local de inovação. A iniciativa busca fomentar o surgimento de novos negócios inovadores que atendam as demandas de mercado.

O presidente da Acismo, Daniel de Souza, destacou que o propósito de colocar São Miguel do Oeste no mapa da inovação está se efetivando. O presidente ainda ressaltou a satisfação e dever cumprido por esta entrega do mapeamento do ecossistema de inovação para São Miguel do Oeste. “Graças ao Sebrae que aportou todo o dinheiro para que esse programa acontecesse em nossa cidade. (...) O Sebrae é o grande parceiro da Acismo, sem o Sebrae isso não aconteceria”, destacou.

Souza ainda agradeceu a todos que participaram do mapeamento, ressaltando que este é um legado que será deixado para o município. “Isso é um marco para São Miguel do Oeste, e que isso não pare aqui, que seja um plano de governo para os nossos governantes seguirem”, declarou durante o Café com Inovação.

Segundo o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, este planejamento deve estimular novos negócios, que serão criados a partir dessa metodologia que está sendo implantada nesse primeiro momento. O gerente regional também agradeceu e parabenizou cada entidade que participou da construção do mapeamento.

Durante o evento de segunda-feira, os consultores credenciados do Sebrae/SC, Tiago Tengaten e Nicolau da Rosa Silva, explicaram a metodologia aplicada e as ações definidas no plano estratégico. Tiago Tengaten salienta que foram seis meses de construção junto à comunidade, uma investigação sobre o ecossistema de São Miguel. “Buscamos conversar com os atores, ou seja, aquelas pessoas que muitas vezes nem sabem que estão inovando, mas fazem parte do ecossistema de inovação. Foram ouvidos mais de 68 atores, trouxemos eles para a discussão e construímos ao longo desses seis meses um planejamento”, destaca.

Tengaten, que também faz parte do Conselho Gestor da Acismo, atuando como diretor de Marketing, explica que este estudo mostrou qual é a vocação econômica de São Miguel do Oeste. O diretor aponta que foram escolhidas quatro áreas: Máquinas, equipamentos e automação industrial; Tecnologias para o agro/alimentos; TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação); e a área da Saúde. “Todas elas foram cruzadas com a geração de emprego, renda e receita, com o potencial da academia, o potencial dos nossos cursos de graduação e pós-graduação, então tudo que a gente pode melhorar para impulsionar o que já tem”, aponta. Para o consultor, são quatro áreas importantes para a cidade e que serão organizadas de forma que a inovação ajude essas áreas a crescer, e consequentemente ajude São Miguel do Oeste a crescer.

Depois de identificadas as áreas, foi definida uma liderança que vai fazer essa governança inicial. Após a entrega realizada nesta semana, a governança, que foi apresentada durante o encontro de segunda-feira, terá reuniões, deliberações, e a autonomia para ampliar, executar e mudar esse planejamento conforme for passando o tempo e as execuções. “Foi feito um primeiro passo que foi viabilizar esse estudo. Segundo passo é executar isso e ir monitorando. Talvez sejam necessários alguns ajustes nas ações, mas é muito importante tirar do papel o que foi planejado. Este é o próximo desafio”, enfatiza.

Para o presidente do Citeosc e diretor de Inovação da Acismo, Tiago Júnior Klein, o envolvimento da comunidade surpreendeu, e agora se espera contar com o mesmo comprometimento da equipe para desenvolver o plano proposto. “A percepção que eu tenho é que estamos no caminho certo. Estamos conseguindo definir juntos uma diretriz, e se incentiva que cada instituição de ensino, cada empresa e associação tenha as suas próprias iniciativas, mas que todas culminem para o mesmo norte”, salienta.

Em sua fala, o secretário Marcelo Fett parabenizou pela participação de todos no encontro de segunda-feira. “Isso por si só já é uma prova de maturidade e de preocupação de cada um acerca do futuro de São Miguel do Oeste e região”, declarou, cumprimentando ainda pela participação da comunidade nesse mapeamento do ecossistema. “Não é normal ver tantas pessoas envolvidas na criação do ecossistema, e isso nos estimula muito, enquanto Governo do Estado, a continuar trabalhando para que esta cultura de inovação possa chegar a todos os cantos do estado”, declarou. Fett ainda acrescentou que programações como a realizada em São Miguel do Oeste são fundamentais para elevar a maturidade do ecossistema através da troca de experiências. “O compartilhamento de conhecimentos é um pilar importante da política de inovação de qualquer ecossistema”, citou.

Durante o encontro, o secretário ainda falou sobre a inovação em SC e citou ações desenvolvidas pelo estado, como o Programa Santa Catarina Inovadora, e ainda destacou o potencial do setor de tecnologia no Estado.

Presente no encontro promovido em São Miguel do Oeste, o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, apontou que quando se participa do ecossistema de inovação e se participa das estratégias que vem depois, surgem oportunidades e condições para crescer e se desenvolver.

Luc ainda ressaltou que este é momento de inovar, esse é um estado inovador, feito por empreendedores inovadores. “São raras as empresas grandes do estado de Santa Catarina que não são catarinenses, começando pequenininhas. Todos os exemplos de empresas que temos em Santa Catarina um dia começaram na garagem, em algum lugar, com uma ideia. (...) E essas pessoas foram inovando, perseverando e hoje são referências não só para o nosso estado, mas para o Brasil e para o mundo”, apontou.

Durante o evento, o diretor técnico ainda destacou iniciativas e atuação do Sebrae/SC voltadas para a educação empreendedora, e ressaltou a importância de programas como o Sebrae Startup e Cidade Empreendedora.


DEBATE


No evento de segunda-feira, também foi promovido um momento de conversa com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcelo Fett, e o diretor técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro. O diálogo será mediado pelo CEO da Iopoint, Jungles Wegher.

Município de São Miguel do Oeste recebe doações da Receita Federal Anterior

Município de São Miguel do Oeste recebe doações da Receita Federal

Ocorrência de descaminho é registrada em Dionísio Cerqueira Próximo

Ocorrência de descaminho é registrada em Dionísio Cerqueira

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso