Entenda o Programa Jornal Educação e Cultura

PROGRAMA JORNAL EDUCAÇÃO E CULTURA
O que é o programa?
O programa propõe a inclusão do jornal Folha do Oeste nas escolas como material didático e veículo de informação e de propostas de cidadania.
Como material didático servirá para ser manuseado por professores e alunos e seu conteúdo favorecerá a leitura, a escrita, a ampliação do vocabulário e conceitos dentro das disciplinas do currículo escolar e dos temas transversais propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais: ética, saúde, orientação sexual, pluralidade cultural, meio ambiente, trabalho e consumo.
Pra quem se destina o programa?
Enquanto veículo de informação e de propostas de cidadania, servirá para informar aos professores, alunos e familiares, os fatos importantes do momento. Essas informações levam à análise crítica e busca de soluções criativas para os problemas de sua comunidade, cidade, Estado, país e mundo.
Desta forma, o programa favorece à escola e às famílias dos alunos que atuarão como "cidadãos do mundo", responsáveis que são pelos seus atos na construção histórica da sociedade.
Quais seus fins pedagógicos?
Desenvolver o processo da aprendizagem, exercitando as capacidades operacionais da mente do aluno: atenção, observação, discriminação, comparação, classificação, análise, argumentação, síntese, indução, dedução, que possibilitarão uma postura de pesquisa, crítica e atuação bem fundamentada, coerente e construtiva.
Qual a função do professor?
As atividades que propomos com o jornal na sala de aula visam justamente a dar ao professor a oportunidade de ensinar a língua de maneira pragmática, espontânea, partindo sempre de assuntos encontrados nos jornais que interessam os alunos ou cujo interesse o professor seja capaz de suscitar.
Qual a função do aluno?
O programa tem por principal objetivo criar o hábito da leitura e levar a informação aos alunos e suas famílias. Além de atender escolas municipais, estaduais, e particulares, desde a 1ª série do ensino fundamental até o ensino médio. A cada ano, realiza-se um seminário regional com temas ligados a área da educação e com a participação maciça de educadores. Mostras municipais para socializar os trabalhos com a comunidade, encontro com professores, e visitas in loco nas escolas, em todas as salas de aula envolvidas, auxiliando o professor e incentivar a leitura e a utilização do jornal como material didático em todas as disciplinas.
O jornal como apoio pedagógico?
As escolas, com o apoio do jornal, poderão fazer campanhas em prol do bem comum. Poderia ser sobre coleta seletiva de lixo, plantação de árvores para preservação de margens de rios ou do tratamento adequado de dejetos dos animais. Nos cadernos especiais serão tratados assuntos específicos conforme necessidades de aprofundamento. (ex: meio ambiente, saúde, educação fiscal, valores éticos e morais...) Muitas outras ações surgirão da criação e da vontade individual ou mesmo da criação coletiva, advinda do apego ao seu local de origem e das necessidades comuns.
Mais sobre:
Deixe seu comentário