SÃO MIGUEL DO OESTE

Diagnosticados 193 casos de Covid-19 no mês de outubro

  • Arquivo Folha do Oeste -

Em Santa Catarina, o aumento expressivo de casos de Covid-19 tem preocupado as equipes da Saúde. A Secretaria de Estado, através da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica), já emitiu um alerta a respeito do aumento do número de casos da doença. Entre os municípios que registraram um aumento significativo de casos no último mês, está São Miguel do Oeste. Por esta razão, na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde também emitiu um alerta para que a população redobre os cuidados contra a Covid-19.
Conforme relatório da Vigilância Epidemiológica, divulgado no dia 1º de novembro, no mês de outubro foram diagnosticados 193 casos de Covid-19, um número expressivo se comparado ao mês anterior, de setembro, em que foram diagnosticados 13 casos da doença. Neste ano, foram confirmados 103 casos em janeiro, 11 em fevereiro, 36 em março, 20 em abril, 34 em maio, 19 em junho, três no mês de julho, e seis em agosto.
O enfermeiro coordenador da Vigilância Epidemiológica, Marcos Bortolanza, destaca que o aumento no número de casos tem sido registrado em Santa Catarina e no Brasil como um todo, e provavelmente isso acontece devido a uma mutação da variante que está circulando. “É importante que as pessoas levem em consideração o aprendizado que se teve até agora, que é um vírus que veio e vai permanecer na sociedade, e que depende muito dos cuidados elementares de saúde para evitar a proliferação e surtos”, aponta.
Bortolanza orienta que entre os cuidados que a população deve adotar está a etiqueta da tosse (cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar), não compartilhar objetos de uso pessoal, higienizar as mãos com frequência, procurar a equipe da Saúde e realizar o teste ao identificar sintomas como tosse, dor de garganta, coriza, febre, entre outros. Além disso, se positivado para Covid-19 é importante ficar em isolamento por sete dias. “A preocupação deve ser consigo e com os demais”, ressalta.
O profissional ainda destaca que o município segue o protocolo da Secretaria do Estado da Saúde, que aponta a importância da pessoa com sintomas utilizar máscara até a confirmação do diagnóstico. Se confirmado, o paciente deve ficar em isolamento. “Hoje, o isolamento acontece apenas para a pessoa com diagnóstico positivo, os demais contatos próximos não ficam em isolamento, desde que não tenham sintomas. Neste caso, a orientação é para que utilizem a máscara”, cita.
Bortolanza acrescenta que dos casos registrados no município, as pessoas têm sintomas bem significativos, como tosse, dor no corpo, dor de garganta, e nesta semana foram registradas quatro internações de pacientes com Covid, da região de São Miguel do Oeste.
“Não é motivo para pânico, nem para alarme, mas para que se mantenha os cuidados. Serve como alerta, na dúvida sobre os sintomas a orientação é para que seja feito o teste rápido”, reforça. Em São Miguel do Oeste, os testes rápidos continuam sendo ofertados por livre demanda.

SAIBA MAIS

O primeiro caso de Covid-19 em São Miguel do Oeste foi registrado no dia 4 de maio de 2020, desde então já foram confirmados 12.469 casos. No ano de 2021 foram diagnosticados 4.897 casos da doença, em 2022 foram 4.874, e neste ano já foram confirmados 438 casos. No município, a Covid-19 já vitimou 89 pessoas.




  

Semáforo entre as ruas Waldemar Ramgrab e Itaberaba passa por manutenção Anterior

Semáforo entre as ruas Waldemar Ramgrab e Itaberaba passa por manutenção

Mais de 60% dos cursos da Unoesc recebem quatro estrelas Próximo

Mais de 60% dos cursos da Unoesc recebem quatro estrelas

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso