Entidades do setor produtivo são recebidos pelo presidente da Assembleia |
Dia C de Cooperar reúne grande público em São Miguel do Oeste
-
Fotos Folha do Oeste -
Em São Miguel do Oeste, na tarde de sábado, dia 1º de julho, foi realizada a programação especial do Dia C de Cooperar 2023. No município, as ações programadas pelo Núcleo de Cooperativas da Acismo (Associação Empresarial de São Miguel do Oeste) ocorreram durante toda a tarde na Área Coberta da Praça Walnir Bottaro Daniel. Neste evento, foram ofertadas diversas atividades através das entidades e empresas parceiras, uma programação totalmente gratuita e voltada para toda a família.
Conforme divulgado pelo Núcleo de Cooperativas, cerca de duas mil pessoas passaram pelo Dia C de Cooperar realizado no centro de São Miguel do Oeste. Além disso foi arrecadada aproximadamente 1,5 tonelada de lixo eletrônico. No Dia C também foram ofertados 600 atendimentos, entre acuidade e daltonismo, exames de glicose e IMC, amostra de Terapia Pics, ainda foram distribuídos 160 sachês de sal temperado, e 500 crianças passaram pelas oficinas de pintura, ioga e confecção de brinquedos com recicláveis e brinquedos infláveis. Durante a programação também foram servidos 60 litros de suco e uma grande quantidade de água, além de 300 pacotes de biscoitos. A programação ainda contou com a distribuição de 100 mudas de árvores nativas.
Para a coordenadora do Núcleo de Cooperativa, Elizandra Seleri, a avaliação do evento é extremamente positiva. “Nos surpreendeu a quantidade de público que passou pelo evento, e a quantidade de serviços que foram entregues realmente para a comunidade”, destaca. Segundo ela, esse evento só foi possível pela adesão das entidades parceiras e pela intercooperação que as cooperativas do Núcleo de Cooperativas têm, pois realmente se juntaram para fazer algo maior, uma entrega valiosa, importante, e com uma adesão indescritível. “Estamos imensamente agradecidos pela participação de todos”, reforça.
Sobre a coleta de lixo eletrônico, que neste ano, era a principal ação que o Núcleo de Cooperativas desenvolveu no Dia C, Elizandra ressalta que a iniciativa surpreendeu de maneira muito positiva, foram quase 1,5 tonelada de lixo eletrônico recolhido. “É um número expressivo, não imaginávamos que íamos ter todo esse volume, em termos de quilos, levando em consideração que a maioria desses objetos eram pequenos, voltados mais para a área de eletrônicos de tecnologia”, aponta. Com o encerramento da coleta, o Núcleo em parceria com a SMO Reciclados dará a destinação correta ao material recolhido.
A coordenadora enfatiza que este foi um dos maiores eventos realizados pelo Dia C de Cooperar. Elizandra salienta o agradecimento para todas as entidades, as empresas e as cooperativas que estiveram presentes. “O Dia C é uma amostra do cooperativismo, do que nós cooperativas, colaboradores, fizemos diariamente, é uma entrega, é um olhar diferenciado para a comunidade”, afirma.
Durante a abertura da programação, o vice-presidente da Acismo, Giovanni Guerra Gobbi, destacou que neste Núcleo, que é um dos vários núcleos que atuam na Acismo, há uma situação muito especial, uma das maiores provas que cooperar é trabalhar junto como parceiro, e não como concorrente. “O trabalho de cooperar destas instituições fazem com que a nossa comunidade se desenvolva mais próspera, que a gente possa ter mais segurança para gerar emprego, renda, e melhorar a vida das pessoas, porque o que a gente precisa mesmo, a gente quer, e a gente trabalha, é para viver melhor, mais feliz, com mais segurança. E é isso que esse trabalho no dia de hoje fortalece”, ressaltou.
Gobbi ainda ressaltou a importância das cooperativas. Segundo ele, a movimentação econômica da região ela é alavancada principalmente pelas cooperativas, notadamente o Núcleo não é somente para cooperativas de crédito, mas elas são a maioria atualmente, e as vezes essas cooperativas de crédito são as únicas unidades financeiras do município de pequeno porte Brasil afora. “O trabalho que se desenvolve no Núcleo é muito importante no desenvolvimento da nossa cidade e para o fortalecimento do associativismo, e cooperativismo”, apontou.
O vice-presidente ainda reforçou que a Acismo agradece a parceria das empresas que patrocinam esse evento (Dia C), e também as cooperativas que tanto trabalham para fortalecer o nome da Acismo e dos empreendedores.
Deixe seu comentário