ASSEMBLEIA

Deputados avaliam de maneira positiva primeiras atividades da missão na Itália

  • Adriano Piekas -

Reuniões importantes com resultados positivos. Essa é a avaliação dos deputados estaduais que compõem a missão internacional à Itália, que tem como objetivo estreitar laços comerciais, culturais e institucionais entre Santa Catarina e o país europeu.

“Tratamos de assuntos importantes, abrimos as páginas de Santa Catarina para investimentos e para estreitar estas relações”, destaca o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro de Nadal (MDB).

O grupo iniciou a série de compromissos na última quinta-feira, dia 7, na capital, Roma, com encontro realizado no Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália. Na ocasião, a comitiva reforçou o pedido pela criação de uma representação consultar italiana em Florianópolis, a qual atenderia todo o estado catarinense.

“Temos possibilidade real de conseguirmos um escritório de embaixada do consulado italiano para nosso estado”, comemora o deputado delegado Egídio Ferrari (PTB).

De acordo com o vice-ministro, Giorgio Silli, o pedido é viável. Isso porque estreitaria ainda mais o laços entre Itália e Santa Catarina, não somente para resolver questões burocráticas, mas também para incentivar temas culturais e econômicos. Caso isso ocorra, o pedido de Silli é por um espaço físico na capital catarinense. Em contrapartida, a Itália disponibilizaria dois funcionários de carreira.

“É uma relação que estamos construindo junto com o governo da Itália com perspectiva de que no próximo ano tenhamos o consulado em nosso estado para que a gente possa atender de forma mais ampla os cidadãos de origem italiana”, ressalta o deputado Rodrigo Minotto (PDT).


Acordos comerciais e educacionais

Nesta sexta-feir, dia 8, segundo dia em Roma, o grupo iniciou a agenda de encontros pela Embaixada do Brasil na Itália, onde foi recebido pelo embaixador Renato Mosca Souza. Na ocasião, foram apresentadas as potencialidades econômicas e turísticas de todas as regiões de Santa Catarina, assim como discutidos possíveis acordos comerciais para a exportação de produtos catarinenses ao país europeu.

As lideranças catarinenses também tiveram reunião com o secretário-geral da Associação das Câmaras Italianas do Comércio no Exterior, Domenico Mauriello. Em pauta, ações para a facilitação de acordos financeiros entre Santa Catarina e Itália.

Ainda nesta sexta-feira, a comitiva visitou a Università La Sapienza di Roma, a maior da Europa, e foi recebida pelo professor Bruno Bota, pró-reitor de Relações Internacionais, e pela professora Donatella Stangio, delegada Sapienza para assuntos da América Latina. Na universidade, os parlamentares assinaram a renovação de um termo de cooperação junto à Universidade Estadual de Santa Catarina.

“Temos a possibilidade de fazer acordos de cooperação bilaterais com várias universidades do estado. Estamos esperançosos de levar facilitação para sermos o elo entre Sapienza e nossas universidades”, destaca o deputado doutor Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina - Itália, na Alesc.

Agora, a comitiva segue para a região da Calábria, onde assina mais termos de cooperação na área da educação, além de uma parceria entre a Assembleia Legislativa de Santa Catarina e o Consiglio Regionale della Calabria (equivalente a uma Assembleia Legislativa no Brasil).

Acompanham o grupo, o deputado federal italiano Fabio Porta e o presidente da Câmara de Comércio Santa Catarina-Itália, Tullo Cavallazzi.



Agência AL

Liga Esportiva Fronteirista divulga edital sobre Assembleia Geral Ordinária Anterior

Liga Esportiva Fronteirista divulga edital sobre Assembleia Geral Ordinária

Defesa Civil Municipal está em alerta para eventos climáticos Próximo

Defesa Civil Municipal está em alerta para eventos climáticos

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso