logo RCN
CLIMA

Defesa Civil divulga a previsão para os próximos dias

  • Folha do Oeste -

Nesta segunda-feira, dia 12, o calor intensifica ainda mais em Santa Catarina.  À tarde, as máximas variam entre 34 e 38°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul, Grd. Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. De forma pontual podem marcar extremos de até 40°C. O dia tem predomínio de sol entre poucas nuvens em grande parte do estado, mas entre a tarde e à noite pode ocorrer temporais isolados entre o Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul com risco baixo para ocorrências associadas. Os ventos variam de noroeste a nordeste pelo estado com rajadas de até 50 km/h. O risco é moderado a alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo.

Na terça-feira, dia 13, a aproximação e passagem de uma nova frente fria favorece temporais e chuva intensa em todo o estado. A chuva começa nas áreas de divisa e se espalham pelas demais regiões entre a tarde e à noite. O risco é moderado a alto para ocorrências meteorológicas associadas aos temporais e permanece alto para desidratação, insolação, agravamento de doenças cardiorrespiratórias e outros transtornos associados ao calor excessivo. O amanhecer marca de 17°C a 20°C entre os planaltos e Meio-Oeste e de 23°C a 28°C nas demais áreas. A tarde ainda marcam temperaturas na casa dos 30°C em todas regiões, com os maiores valores previstos para as áreas entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, onde podem marcar valores de 35 a 40°C.

Na quarta-feira, dia 14, o dia será marcado por tempo nublado e chuvoso, uma quebra no padrão em relação aos dias anteriores, devido a passagem de uma frente fria. O sistema deve organizar os ventos soprando com intensidade moderada do oceano para o continente, transportando umidade para o estado e mantendo o tempo fechado. Por consequência do tempo encoberto, as temperaturas já não sobem tanto, marcando valores abaixo de 23°C em todo o centro-leste. Permanece risco moderado para danos associados às chuvas, como alagamentos e enxurradas pontuais.

Na quinta-feira, dia 15, a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos. Estas condições se estendem para sexta-feira, dia 16, com previsão para pancadas de chuva e temporais isolados, em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantém as temperaturas amenas no período.



Defesa Civil

Parlamento presta homenagem aos 70 anos de São Miguel do Oeste e aos 50 anos da Faismo Anterior

Parlamento presta homenagem aos 70 anos de São Miguel do Oeste e aos 50 anos da Faismo

Novo edital da Celesc busca parceiros para expansão do Corredor Elétrico Catarinense Próximo

Novo edital da Celesc busca parceiros para expansão do Corredor Elétrico Catarinense

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso