Defesa Civil alerta para a possibilidade de temporais e chuva intensa

  • Defesa Civil -

A partir do final da manhã da terça-feira, dia 19, instabilidades atmosféricas combinadas ao calor e à umidade provocam temporais com chuva pontualmente intensa, rajadas de vento, raios e eventual queda de granizo pelo estado. As instabilidades iniciam pelo Oeste catarinense e se propagam em direção ao norte de Santa Catarina. O risco é moderado a alto para ocorrências como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas pontuais. Antes das chuvas as temperaturas se elevam, trazendo sensação de abafamento. As máximas atingem os 35°C no Oeste e Extremos Oeste e ficam próximas dos 30°C no restante do estado.

A quarta-feira, dia 20, inicia com sol e variação da nebulosidade em Santa Catarina, mas a combinação de calor e umidade faz com que o tempo mude a partir da tarde. Há previsão de novos temporais, desta vez mais isolados em comparação ao dia anterior. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas, principalmente entre o Meio-Oeste e os planaltos. As temperaturas seguem elevadas à tarde, com máximas entre 29°C e 33°C na maior parte do estado e entre 35 e 37°C no Oeste e Extremo Oeste.

Já na manhã da quinta-feira, dia 21, o avanço de uma frente fria traz condições para temporais com chuva intensa, raios, vendaval e queda de granizo a partir das áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, se espalhando para o restante do estado ao longo do dia. Os ventos mudam do quadrante norte para sul e as rajadas variam entre 50 e 70 km/h no estado, podendo ser ultrapassadas durante os temporais. O risco é alto para ocorrências meteorológicas, como destelhamentos, queda de galhos e árvores e alagamentos. Antes das chuvas o calor se intensifica entre a Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e norte do estado, com máximas que podem ultrapassar os 35°C.

Na sexta-feira, dia 22, e no sábado, dia 23, um sistema de alta pressão e de uma massa de ar frio firma o tempo em boa parte de Santa Catarina, mantendo a chance de chuva fraca apenas no litoral. Além disso, as temperaturas diminuem significativamente em comparação aos dias anteriores, com mínimas em torno de 11 a 14°C e máximas que não passam de 25°C.




Defesa Civil

Saúde convoca Sala de Situação da Dengue para reunião emergencial Anterior

Saúde convoca Sala de Situação da Dengue para reunião emergencial

Gaeco deflagra operação Unidade Móvel Próximo

Gaeco deflagra operação Unidade Móvel

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso