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Os estudantes da 1ª fase do Curso de Pedagogia da Unoesc São Miguel do Oeste realizaram uma prática avaliativa diferenciada no Componente Curricular de Práticas de Ensino e Pesquisa na Educação Básica I: construíram Cartas Pedagógicas. A atividade foi realizada de forma individual e com apontamentos singulares e não divulgados. Nessas cartas, os estudantes contaram quem são, como chegaram à escolha do Curso de Pedagogia e da profissão de professor.
De acordo com a professora doutora Dilva Bertoldi Benvenutti, a orientação foi para que os estudantes prestassem atenção a cada discussão e aprendizado realizado em sala de aula, para que pudessem qualificar suas escritas. As Cartas Pedagógicas foram entregues de forma sigilosa e lacrada.
“Uma das competências mobilizadas foi a atuação como profissional investigativo, crítico e reflexivo na produção e difusão do conhecimento científico, no campo da educação, com vistas a melhoria da Educação Básica. Nesse movimento, iniciamos pelo autoconhecimento, demostrando compreensão profunda de suas emoções. Uma espécie de self dos seus sentimentos e do porquê escolheu esse curso lindo que é a Pedagogia. O ato de escrever cartas sempre foi a forma mais utilizada pela humanidade para se comunicar. Todavia, ainda que hoje pareça obsoleta e superada, defendo a metodologia de escrita de cartas”, reforça a professora Dilva.
Este é o segundo ano que a atividade é realizada com os estudantes de Pedagogia, como estratégia de avaliação nas primeiras fases. “É uma experiência incrível, fico ansiosa esperando as cartas, pois elas vão dando sinal de como estão sendo construídas. A escrita fica comigo até o último semestre do Curso, quando devolverei, realizando em conjunto a análise da passagem dos quatro anos. Se nesse movimento, conseguirmos criar laços de aprendizagem e amor, já valeu a pena, pois educação é isso: referência, amor, responsabilidade e respeito”, salienta a professora.
De acordo com a profissional, as Cartas Pedagógicas são um importante instrumento de escrita e reflexão, dando a possibilidade de alterar planos e rever estratégias, num tempo-espaço de registro, que permite avaliar aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem.
“E assim tenho feito a experiência e me apaixonado com o resultado, pois a maturidade tem me dado a coragem de promover outros voos e entender que se não sou uma boa referência de professora, como posso cobrar isso das futuras pedagogas na escola? Estou na fase de me soltar, tentar, inovar, sem medo de tombar. Acho que Ruben Alves tinha razão: “Curiosidade é uma coceira nas ideias”, finaliza Dilva.
Ascom
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