Após o Governo Municipal de Descanso, por meio da Secretaria de Assistência Social, realizar todas as tratativas e adequações da área rural destinada pelo município para a realocação dos indígenas, a construção das casas para sete famílias foi iniciada na última semana.
Conforme a secretária da pasta, Andressa Brugnerotto, a expectativa é que em 30 dias as residências estejam prontas. "Após a Secretaria de Transportes realizar o cascalhamento e melhorias onde serão instalados os sete kits moradias, a Funai enviou indígenas de Chapecó para realizar a construção. Acreditamos que se o tempo colaborar, elas estejam prontas em até um mês", comenta.
Andressa pontua que o município está realizando o processo burocrático para as demais instalações. "Já está em fase de licitação a construção dos banheiros, a instalação elétrica e rede água e esgoto de todas as residências, que é responsabilidade do Governo Municipal. Nosso objetivo é finalizar todas essas adequações no período de dois meses, para posteriormente realocar essas famílias", destaca.
O prefeito, Sadi Bonamigo, comemora esse importante passo. "Está se tornando realidade o que buscávamos há anos, que é dar uma vida digna a esse povo, oferecendo condições para que eles possam resgatar e preservar a sua cultura. Como já falei anteriormente, o espaço que destinamos é ideal para que eles retomem e fortaleçam suas atividades, como a agricultura e o artesanato, e o Governo Municipal dará o suporte necessário para ajudar nesse processo", salienta.
Ascom
Deixe seu comentário