Casan inicia testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso |
Jairo da Costa é um empresário de sucesso do Norte de Santa Catarina. Porém, quando comprou a fábrica de temperos, experimentou o sabor das dívidas acumuladas, em um negócio sem perspectivas e sem gestão. Faltava profissionalizar.
“Estávamos perdidos, nos falava expertise. Eu tenho um conhecimento razoável comercial, já que minha vida profissional foi muito no operacional, então consegui tocar a empresa até certo momento”, conta Jairo.
Foi então que o empresário buscou por conhecimento e investiu no Programa de Gestão Avançada do Sebrae/SC. Do momento de dificuldade, quando apostavam em quatro itens de venda para um faturamento de R$25 mil/ mês, a empresa passou a ofertar 70 produtos no catálogo. Hoje, produz 150 toneladas de temperos por mês.
Com a casa em ordem e orientação profissional, as soluções vieram, e o cenário é outro. Novas receitas estão em teste para incrementar os negócios e lançar novidades, com temperos variados, sal, farofas e mistura para empanar.
“O PGA entrou na nossa vida e mostrou que eu estava fazendo uma economia burra. Ou seja, eu precisava melhorar minha estrutura para atacar mais forte o mercado”, explica o empresário.
Profissionalização para o sucesso
As dificuldades no mundo empresarial são as mais diversas, mas o diferencial do empreendedorismo de sucesso é a profissionalização. Está comprovado que, com planejamento, execução e consultoria, não é preciso tamanho para que uma empresa se torne grande no mercado.
“E o PGA ajuda no sentido de que a empresa realmente implemente o planejamento estratégico, definindo objetivos e metas, e aplicando isso na prática. No final, é possível avaliar os resultados. É um processo de aprendizagem, num modelo de gestão baseado em indicadores”, ressalta a consultora do Sebrae, Zenilde Balsanelli.
O que é o PGA e como o programa funciona na prática?
Empreendedores de pequenas e médias empresas geralmente focam, no início do negócio, em estruturar seus processos e rotinas, de forma a produzir mais e melhor. No entanto, eles acabam deixando de lado algo essencial para o crescimento da empresa: o planejamento estratégico e a gestão de indicadores e resultados.
O Sebrae/SC entende que essas empresas muitas vezes acreditam não possuir recursos suficientes para iniciar um planejamento estratégico e levá-lo adiante, engajando seus colaboradores no cumprimento das metas e as mensurando por meio de indicadores, rumo a um objetivo comum.
Foi exatamente por isso que a instituição criou o Programa de Gestão Avançada (PGA), elaborado para esse público-alvo, com todos os quesitos que pequenas e médias empresas precisam para abraçar a sua gestão estratégica e alcançar seus objetivos em curto, médio e longo prazos.
Como funciona o PGA do Sebrae
O grande objetivo do PGA é contribuir para definir a estratégia de crescimento e evolução das empresas, desenvolvendo um modelo de gestão inovador, baseado em indicadores e metas, e estruturado em quatro etapas:
Fase 1: Diagnóstico Empresarial Preliminar – momento de avaliar o grau de competitividade do negócio e de reflexão sobre aspectos críticos e objetivos da empresa.
Fase 2: Plano Empresarial – definir as estratégias e formular um painel de resultados personalizado para a empresa.
Fase 3: Gestão de Resultados – hora de realizar um panorama sobre gestão de finanças, marketing, operações, processos e recursos humanos.
Fase 4: Novo Ciclo do Plano Empresarial – por meio de uma consultoria individual, este é o momento de realizar uma revisão e reposicionamento estratégico do negócio.
Ao final do curso, os empreendedores estarão aptos para tomar decisões mais precisas nas principais áreas da empresa, por meio do planejamento estratégico e do estabelecimento de indicadores e metas para as empresas.
Fonte: SCC10
Deixe seu comentário