PROGRAMAÇÃO

Celebração de Corpus Christi será nesta tarde

  • Folha do Oeste -

Nesta quinta-feira, dia 16, data em que é celebrado o dia de Corpus Christi, diversas comunidades estão realizando programações religiosas especiais. Na Igreja Matriz São Miguel Arcanjo em São Miguel do Oeste, a celebração de Corpus Christi acontecerá às 14h30. Após a missa e Eucaristia, haverá a procissão nas proximidades da igreja.

De acordo com o padre Cleto João Stülp, durante a procissão haverá quatro paradas. Nessas paradas terá um cenário, com banner, tapetes e imagens. Neste ano, também haverá o Tapete Solidário, confeccionado em frente à Igreja, com alimentos e cobertores. Após a celebração, estes alimentos e agasalhos serão repassados para as famílias, e imigrantes que necessitam estas doações.

"Inclusive o gesto de alimentos e agasalhos dá o sentido de que a Eucaristia não é só comungar o Corpo de Cristo, mas é também comungar a Palavra Dele, o desejo de Deus que todos sejam atendidos em suas necessidade, que ninguém passe frio, fome, e doença. Não tem como separar essas comunhões do Corpo e Sangue de Cristo, com a vida do irmão", destaca o padre.


PARADAS

Nas quatro paradas que serão realizadas durante a procissão serão abordados alguns temas. Conforme o padre Stülp, na primeira parada será resgatada a Campanha da Fraternidade, com o lema 'Fala com sabedoria, e ensina com amor'. Já o tema da segunda parada é Igreja Sinodal. Conforme ele, sínodo significa do grego, caminhar junto. "Pela primeira vez na igreja, se abre o sínodo de bispos, para também padres, leigos e lideranças darem a sua opinião, sugestão sobre o que está indo bem e o que precisa melhorar. Estamos neste tempo de escuta. A parte conclusiva do sínodo vai acontecer em Roma, em outubro de 2023", complementa.

A terceira parada desta tarde terá como tema 'A partilha na vida comunitária', uma Eucaristia vivida em comunidade e na comunidade. "Entramos em contato com diferentes realidades, onde é preciso superar preconceitos, aprender a lidar com o outro, e dialogar. Desde a partilha de ideias até a partilha material, mas sobretudo a partilha solidária, de compaixão, de amor", aponta. O padre também reforça a importância de não ser indiferente, e manter princípios. "Seja católico, ou de outra religião, todos têm os princípios da justiça para seguir". E por último será abordado o tema 'Imigrante e a paz no mundo', pois todos são filhos de Deus. "Entramos na 37ª Semana do Imigrante, e na Paróquia, temos a pastoral que acolhe, e ajuda os imigrantes, com os parceiros", comenta.


SAIBA MAIS

Padre Cleto João Stülp lembra que a celebração de Corpus Christi surgiu em 1.246, na Bélgica. Segundo o padre, este era um período que a Eucaristia, por um lado era esquecida, desprezada, os católicos não davam o sentido real, e o valor merecido. Então ocorreu esta iniciativa em uma paróquia, mais tarde foi expandido para uma Diocese, e depois o Papa levou para o mundo todo. Por outro lado, haviam também os ataques, que questionavam que tudo era um teatro. "Então, a igreja, para reafirmar que Jesus está presente na Hóstia Sagrada, tirou do sacrário da igreja e levou para a rua, no sentido de dizer publicamente 'Nós cremos que Jesus está presente', e chamar a atenção dos católicos que estavam esquecendo e confundindo o verdadeiro sentido", explica.

No Brasil, há uma tradição bonita de confecção de tapetes, onde é expresso através da arte esta fé e devoção. "Por causa da pandemia, por dois anos não foi possível fazer. Mas, agora com calma voltamos a fazer a celebração, ainda com alguns cuidados", enfatiza. O convite é para que a comunidade participe da celebração.


Tráfico de drogas e posse irregular de arma Anterior

Tráfico de drogas e posse irregular de arma

Identificado tráfico de drogas em São Miguel do Oeste Próximo

Identificado tráfico de drogas em São Miguel do Oeste

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso