Crianças e jovens de todas as idades participaram de um dia especial, quando a conscientização era o objetivo e a diversão, conseqüência
Paraíso - Envolvendo mais de mil pessoas, foi realizada, no último dia 28, terça-feira, a Caravana da Cidadania no município. O evento, que ocorreu no Ginásio de Esportes do Clube Cruzeiro, foi o resultado da parceria entre a empresa Meridional de Tabacos e a prefeitura de Paraíso, através das Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Assuntos da Juventude e da Família. Durante todo o dia, estudantes da rede municipal e estadual de ensino, participaram de diversas brincadeiras no touro mecânico, escorregador e basquete, entre outras, e acompanharam palestras.
Cada uma das secretarias cedeu toda estrutura necessária para a realização da programação. A pasta da Educação concedeu todo o transporte aos alunos. O setor da Saúde realizou exames preventivos em diversas áreas. A Assistência Social auxiliou na coordenação do evento.
?A prevenção do ambiente? foi o tema abordado na abertura da programação. ?No meio de toda esta brincadeira, são tratados assuntos de relevante importância e que vem ao encontro de nossas aspirações para a área da educação?, acredita o secretário de Educação, Omar Líbero.
Para a secretária de Saúde, Marinês Eckert, o trabalho foi muito produtivo. Os atendimentos da área aconteceram na Unidade de Saúde. Ela explica que diversos foram as trabalhos desenvolvidos durante o dia, enaltecendo o preventivo: ?Quanto mais trabalhamos em cima disso mais resultados temos?, considera. Pessoas de todas as idades receberam o atendimento.
?Não esperávamos tantas crianças para acompanhar este evento?, expõe Roni Zanin, secretário de Assistência Social, Assuntos da Juventude e da Família, que salienta o sucesso do evento. Zanin lembra que outros materiais serão comprados com recursos doados pela Meridional de Tabacos e que beneficiarão as crianças do município. O objetivo da administração é formar uma pequena banda municipal.
No Centro de Múltiplo Uso, ocorreram palestras voltadas ao público jovem, tratando sobre temas como drogas e sexualidade. Os pais acompanharam palestras sobre a erradicação do trabalho infantil. A equipe do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) também participou, realizando apresentações de danças.
Conforme Deise Kanitz, coordenadora do evento, somente três municípios no Estado receberão a programação, Agronômica e Sombrio, em função da localização das filiais da empresa. Ela agradece o apoio da prefeitura municipal para a realização da programação. ?Nosso objetivo principal era a erradicação do trabalho infantil, mas também proporcionamos lazer, recreação e atividades esportivas às crianças?, explica.
Deixe seu comentário