CAMPANHA

CAPS desenvolve ações sobre Setembro Amarelo em São Miguel do Oeste

  • Divulgação Ascom -

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), desenvolve diversas políticas públicas voltadas à saúde mental. E, especialmente no mês de setembro, dedicado à prevenção ao suicídio, a equipe desenvolve ações alusivas ao “Setembro Amarelo 2022: a vida é a melhor escolha”.

Neste ano, os profissionais estiveram na área coberta da praça Walnir Bottaro Daniel, na tarde de sexta-feira, dia 16, repassando orientações sobre o tema à população. A municipalidade veicula ainda, nas redes sociais, a campanha “Setembro Amarelo”, afim de que as pessoas se conscientizem sobre a importância que a vida tem e ajudem na prevenção do suicídio, tema que ainda é visto como tabu.

De acordo com a coordenadora, enfermeira Silmara Fiore, o CAPS é referência no acompanhamento ambulatorial, sendo substitutivo ao modelo manicomial destinado às pessoas em sofrimento mental grave e, também, relacionados ao abuso de álcool e outras drogas. “O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo a OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama - ou guerras e homicídios.

Além do CAPS, Silmara destaca os canais de ajuda que são as unidades básicas de saúde, os serviços de urgência e emergência, como a UPA 24h e o Hospital Regional, além dos ambulatórios da rede privada. “É importante falar sobre o assunto, para que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise, busquem ajuda e entendam que a vida sempre vai ser a melhor escolha”, disse Silmara.

Outro canal importante, lembrado pela enfermeira, é o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser contatado pelo telefone 188, e mantém informações no site https://www.cvv.org.br/.


Fonte: Ascom

Polícia Civil alerta sobre golpe do robô do PIX Anterior

Polícia Civil alerta sobre golpe do robô do PIX

Após matar dentista em Fraiburgo, autor tomou banho e vestiu as roupas da vítima Próximo

Após matar dentista em Fraiburgo, autor tomou banho e vestiu as roupas da vítima

Deixe seu comentário

Nossas Redes

Impresso