Casan inicia testes na Unidade de Gerenciamento de Lodo de Descanso |
Em todo o País, as equipes de Saúde têm intensificado o alerta sobre a importância da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite, que é voltada para crianças de um ano até menores de cinco anos, e a Campanha de Multivacinação, que tem como objetivo atualizar as cadernetas de vacina de todas as crianças e adolescentes. Conforme já anunciado, as ações preventivas seguem até a próxima sexta-feira, dia 9 de setembro, com isso, a orientação é para que pais e responsáveis levem, durante esta semana, as crianças e adolescentes até as unidades de saúde para receber a vacinação, pois até o momento não foi anunciada a prorrogação das campanhas.
De acordo com a responsável pela Imunização na Supervisão Regional de Saúde, Dila Pozzatti, apesar de ser a melhor do Estado, a cobertura vacinal na região ainda não é satisfatória, pois está longe de atingir os 95%, que é a meta. Até o dia 29 de agosto, a regional de São Miguel do Oeste se aproximava dos 75% de cobertura vacinal.
Dila acrescenta que os municípios estão fazendo o máximo de trabalho para mobilizar a comunidade e conscientizar sobre a vacinação, estão sendo feitas parcerias com as escolas, atendendo em horário estendido, aos sábados, ao meio dia, para os pais terem a oportunidade de levar seus filhos. "Precisamos mesmo, que os pais e responsáveis se sensibilizem com esta questão da pólio", ressalta. Conforme a profissional, foi registrado um caso nos Estados Unidos e mais alguns estão em investigação. A doença está próxima e se não houver uma boa cobertura vacinal, o vírus pode ser registrado no País. "É uma doença grave, e é preciso que todos trabalhem em conjunto", reforça.
Em São Miguel do Oeste, dados atualizados da campanha de vacinação, até o dia 2 de setembro, apontam que a cobertura vacinal contra a pólio chega a 75,6%, com 1.472 doses aplicadas. Já com relação a Campanha de Multivacinacão, 2.243 crianças e adolescentes compareceram, e 1.748 foram vacinadas.
No Município, a aplicação de doses das campanhas acontece na Sala de Vacinas, localizada junto à Unidade de Saúde Central, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 12h. Também é realizada a vacinação no posto de saúde do Bairro Agostini, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h. As vacinas estão disponíveis, ainda, nas segundas-feiras, no posto do São Gotardo; terças-feiras, no Santa Rita; quartas-feiras, no São Luiz; quintas-feiras, no Salete; e sextas-feiras, no Jardim Peperi.
Deixe seu comentário