Tradicionalmente a Secretaria de Assistência Social se envolve e desenvolve a campanha do Maio Laranja, que é a campanha de combate ao abuso e exploração de crianças e adolescentes. Neste ano, as ações já estão em andamento em São Miguel do Oeste. De acordo com a coordenadora do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) II, Daniela Deters, entre as ações desenvolvidas pelo setor está a caracterização dos espaços públicos, com a cor laranja, que representa a campanha, através de balões e frases, para chamar a atenção do público para esta demanda. Outra ação é a divulgação de materiais informativos com os canais de denúncia, e abordagem sobre a temática.
Daniela ainda destaca que durante a campanha também serão promovidas ações como a apresentação de um teatro sobre a temática, com as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras, que é um serviço que acontece semanalmente. O teatro foi apresentado para os servidores da secretaria no dia 15 de maio. Já no dia 17, esse teatro será levado para as crianças e para as pessoas envolvidas no Programa Pelotão Mirim, que acontece no 14º RCMec.
No dia 18 de maio, a apresentação acontecerá na escola do bairro Santa Rita. Junto com a apresentação do dia 18, a equipe técnica do Cras também vai abordar o tema com os alunos. Já no dia 19, a mesma atividade será promovida na E.E.B. Guilherme José Missen, divulgando o trabalho da secretaria através do Serviço de Convivência.
Nos dias 23 e 30 de maio, a equipe do Cras também vai estar conversando sobre o tema com os jovens aprendizes do Senac. Além disso, dentro das atividades mensais que o Cras executa nos grupos, aborda no dia a dia esta temática, com atividades especificas para que os participantes entendam do que se trata a campanha.
Daniela adianta ainda que também será promovida a distribuição de chaveiros informativos com os canais de denúncia, para que se alguma pessoa tiver conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja em situação de abuso, possa fazer a denúncia através do Disque 100, da Polícia Civil, Polícia Militar, Dpcami (Delegacia de Proteção da Criança, do Adolescente, da Mulher é do Idoso), ou Conselho Tutelar.
“Essas foram as ações planejadas pela secretaria para o Maio Laranja. Divulgar os canais de denúncia é um dos principais objetivos da campanha, e é também um dos trabalhos do Cras, trabalhar a prevenção, e a campanha feita anualmente é uma ação preventiva”, destaca. A profissional ressalta que assim como em outras localidades, esta temática (de abuso e exploração de crianças e adolescentes) também preocupa no município. Por esta razão, é importante que toda a comunidade se envolva e denuncie os casos que tiver conhecimento. “O Disque 100 é um canal de denúncia anônimo. Se tem alguma suspeita, percebe alguma situação atípica, percebe que uma criança que você convive tem uma mudança no comportamento, apresenta agressividade, tem que ficar em alerta”, enfatiza.
CANAIS DE DENÚNCIA
- Disque 100
- Polícia Civil 181
- Polícia Militar 190
- Dpcami (49) 3622 6546
- Conselho Tutelar (49) 3631 2050 / 99117-4748 (Plantão).
Deixe seu comentário