Em São Miguel do Oeste, mais de 90% dos acidentes de trânsito são de responsabilidade dos próprios condutores. A falta de atenção e a imprudência são os principais causadores de acidentes no município. A informação é do secretário municipal de Urbanismo e diretor do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito), Jeferson Dias. E é justamente para que se tenha mais segurança e cuidados no trânsito, que ações especiais são realizadas durante o ‘Maio Amarelo’. A campanha que está em sua 10ª edição, acontece em nível nacional, e neste ano tem como slogan ‘No trânsito, escolha a vida’, afinal o trânsito é feito de escolhas, e cada escolha interfere na segurança.
No município, o Demutran está fazendo a campanha voltada principalmente para as crianças. “Entendemos que se conseguirmos embutir na mentalidade de uma criança que é necessário esse cuidado, esse zelo com o trânsito, vamos ter uma futura geração mais segura, mais comportada”, destaca. A ideia é mostrar as escolhas que devem ser feitas no trânsito, como por exemplo sinalizar, que ao ver uma placa ‘pare’ é preciso parar, com isso a criança vai entendendo e até mesmo reforçando aos adultos.
Jeferson lembra que a campanha começou no dia 1º de maio, com a divulgação e compartilhamento de imagens e matérias sobre o tema, através das mídias sociais e site. Também foram implantados outdoors e placas com dizeres sobre a campanha, em alguns pontos estratégicos de São Miguel do Oeste, como a praça que possui uma grande movimentação. E neste domingo, dia 21, acontece o ponto alto da campanha no município.
De acordo com o representante do Demutran, a partir das 15h deste domingo serão promovidas ações especiais na Área Coberta / Praça Walnir Bottaro Daniel. No local, o Demutran vai implantar a Escolinha de Trânsito, que vai recriar situações de uma via urbana. “Vamos implantar semáforo, lombada eletrônica, placas de sinalização, tudo voltado às crianças, e ali elas vão brincando e aprendendo”, ressalta.
Em parceria com o LEO Clube Ômega de São Miguel do Oeste também será realizada na Área Coberta, uma simulação de resgate de vítimas de um acidente de trânsito, que vai envolver Polícia Militar, Polícia Civil, IGP, e Corpo de Bombeiros. Após esta parte mais técnica e educativa, haverá a programação do Palco Aberto, com a apresentação da Banda Os Forasteiros. “Vai ser um domingo agradável, para a família se divertir e também para as crianças aprenderem sobre educação no trânsito”, declara.
Jeferson Dias reforça o convite para que toda a comunidade regional participe da programação. As crianças podem inclusive levar suas bicicletas, triciclos e motocas para brincar na Escolinha do Trânsito.
Deixe seu comentário