Siga nossas redes

      
selo_final_Prancheta 4.png


CONSCIENTIZAÇÃO

Caminhada do Outubro Rosa será na manhã deste sábado

Folha do Oeste
OUTUBRO ROSA.JPG
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste em conjunto com as entidades parceiras realiza no próximo sábado, dia 31, a última atividade de uma série de eventos realizados em comemoração ao Outubro Rosa.

Neste dia será realizada uma caminhada e coleta de preventivos. A coleta será realizada pela equipe Saúde da Mulher. 

De acordo com a enfermeira e coordenadora do Departamento Saúde da Mulher, Mônica Bernardi, toda a população está convidada a participar de mais essa ação em prol da prevenção. "O objetivo da caminhada é conscientizar a toda a população sobre a importância da prevenção do câncer de mama e do colo de útero", comenta.

A caminhada tem início previsto para às 8h, com saída da Praça Walnir Bottaro Daniel seguindo até a Belarmino Annoni, em frente do Posto Central de Vacinas.
A enfermeira informa que após a caminhada, os presentes participarão de uma palestra voltada à prevenção da mulher.

Mônica diz que a expectativa de público são as melhores, tendo em vista a ampla divulgação deste evento. A coordenadora também avalia positivamente a campanha Outubro Rosa que vem sendo realizada neste ano. "Não que nos outros meses não tenha tanta procura pelo preventivo. Mas este mês a procura aumentou muito", destaca ao revelar que mesmo com a grande procura, os índices de problemas voltados à saúde da mulher ainda são preocupantes. 

A coordenadora informa que a equipe da secretaria vai coletar os preventivos das 8h às 14h, sem parar ao meio-dia, no Posto Central de Vacinas, e as mulheres interessadas em fazer o exame devem apresentar o Cartão Nacional do SUS e a Carteira de Identidade. Ela declara que as mulheres também não devem ter tido relação sexual nos dois dias anteriores a realização do preventivo e não estarem no período do ciclo menstrual.

Ela salienta que ao contrário de muitos exames, este não precisa ser feito em jejum. "É importante que as mulheres venham bem alimentadas, pois também haverá a caminhada", acrescenta.

RELEMBRE

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama, que acomete mulheres e homens em todo o mundo.

Desde 2010, o INCA (Instituto Nacional de Câncer) participa deste movimento, promovendo espaços de discussão sobre o controle do câncer de mama, divulgando e disponibilizando seus materiais informativos, trazendo qualidade para o debate, tanto para os profissionais de saúde quanto para a sociedade.

 

selo_final_Prancheta 26.png
Mais lidas do dia


EDITORIAS

Rua Duque de Caxias, 1302, Centro. São Miguel do Oeste – SC. CEP: 89900-000 Telefone: (49) 3621-1244

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina