Entidades do setor produtivo são recebidos pelo presidente da Assembleia |
Bancada do Oeste se reúne com gerente da companhia aérea Azul
-
Vicente Schmitt/Agência AL -
A Bancada do Oeste da Assembleia Legislativa se reuniu na tarde desta quarta-feira, dia 14, com o gerente de Relações Institucionais da Azul Linhas Aéreas, César Grandolfo, para tratar da ampliação no número de voos regionais no estado, principalmente no trecho Florianópolis-Chapecó. Além dos membros da bancada, participaram do encontro o secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, e o secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.
No encontro, o gerente da Azul recebeu dos deputados o pedido para a disponibilização de mais um voo direto entre a Capital e Chapecó. Atualmente, a companhia é a única que oferece essa rota, porém com apenas uma frequência diária.
Grandolfo explicou aos parlamentares que a ampliação do número de voos regionais passa pela redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação. Ele sugeriu que o Estado busque junto ao Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) autorização para praticar uma carga tributária mais baixa. Citou que Paraná e Rio Grande do Sul já praticam alíquotas mínimas de 2% e 4%, respectivamente, enquanto Santa Catarina cobra 7%. “45% de nosso custo é com o querosene de aviação”, informou o gerente da Azul. “Hoje, o preço do combustível está em um patamar extremamente elevado”, completou.
Sobre o pedido para mais voos diretos entre Florianópolis e Chapecó, Grandolfo afirmou que a Azul analisará a demanda e dará uma resposta em breve. Adiantou que em outubro a companhia vai disponibilizar um terceiro horário entre Chapecó e Viracopos/Campinas. “Temos interesse em ampliar o número de voos regionais em Santa Catarina. Esse é uma vocação da Azul, que já opera em 150 cidades e quer chegar a 200”, disse o gerente.
O secretário Beto Martins informou à bancada que o Estado terá um novo plano aeroviário – o atual é de 1989. “Com esse plano, vamos ter condições de apresentar às empresas aéreas o potencial que Santa Catarina tem e reivindicar novos voos”, disse. “Atualmente, temos seis aeroportos com voos, e queremos chegar a nove”, citou.
Já o secretário Cleverson Siewert vai analisar as possibilidades que o Estado tem de atender a demanda das companhias aéreas por uma carga tributária menor. Ele deve apresentar soluções para a bancada no mês de julho.
O coordenador da bancada, deputado Marcos Vieira (PSDB), afirmou que o grupo também vai se reunir com representantes da Latam e da Gol na busca pela ampliação dos voos dentro do estado.
Agência AL
Deixe seu comentário