Acismo promove reunião para criação do Núcleo de Guaraciaba e reforça presença regional |
A Uniti (Universidade da Terceira Idade) já iniciou suas atividades de 2023, na Unoesc São Miguel do Oeste, São José do Cedro, Maravilha e Pinhalzinho. De acordo com a Diretora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc São Miguel do Oeste, Eliandra Mirlei Rossi, o objetivo do programa é proporcionar aos estudantes aulas teóricas, aulas práticas e outras atividades que permitam aprofundar conhecimentos que agreguem valores para melhorar a sua qualidade de vida e envelhecimento saudável, bem como, proporcionar um espaço para interação social e cultural.
A turma de Maravilha iniciou as aulas no dia 23, com a palestra "Por que a tecnologia importa? - As ações e interações que sofremos ao longo da vida", proferida pelo professor adjunto da UFFS e doutor em Filosofia, Maurício Fernando Bozatski.
As turmas de São Miguel do Oeste acompanharam, na quarta-feira, dia 1º de março, palestra com Andressa Trevisol e com Mauro Dellanoy, com o tema “Bela velhice: desafios e propósitos”.
A unidade de São José do Cedro também retomou as atividades da Uniti na quarta-feira, dia 1º. Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora Claudia Klein e pelo professor Nilson Renê Visintainer, que falou sobre "Abordagem vivencial do ser humano integral", ou seja, sobre a consciência de si mesmo nas dimensões física, mental e espiritual.
Em Pinhalzinho, na quarta-feira foi realizada palestra com Alain Baderha Kalema, natural da República do Congo, residente no Brasil desde 2010, com o tema "Seja você o melhor herói ou heroína da sua melhor idade". O evento contou com a presença de parceiros da Uniti dos municípios de Modelo, Serra Alta e Cunhatai; o prefeito de Saudades, Maciel Schneider; a diretora de Assistência de Saudades, Daiane Solivo; a secretária da Assistência Social de Pinhalzinho, Ivone Orso; a secretaria de Administração de Pinhalzinho, Silvana Bugnotto, que representou o prefeito Mario Afonso Woitexem; a responsável pela Política da Terceira Idade de Pinhalzinho, Mari Picolotto; Kátia Link, que representou o presidente da Cooperativa Regional Itaipu, Arno Pandolfo, além dos coordenadores da Uniti, Álvaro Cielo Mahl e Lidiane Camilotti.
Ainda há vagas para ingressar na Uniti. As inscrições podem ser realizadas diretamente em cada Campus. O Curso tem duração de um ano e meio, contemplando 204 horas com temas diversos, foco em saúde, bem-estar e qualidade de vida, além da realização de atividades de turismo. Para participar é preciso ter idade mínima de 50 anos.
Para os alunos que já completaram a primeira etapa da Uniti, é possível fazer o aperfeiçoamento (Pós Uniti), com duração de um ano, contemplando 100 horas. Os conteúdos são voltados ao aprofundamento de temas ligados à saúde, bem-estar e qualidade de vida na melhor idade.
Como fazer a inscrição?
- Em São Miguel do Oeste: diretamente na Unoesc ou pelo WhatsApp (49) 3631 1003.
- Em São José do Cedro: diretamente na Unoesc, no período vespertino, ou pelo WhatsApp (49) 3643 6000. As prefeituras de São José do Cedro, Princesa e Guarujá do Sul são parceiras do projeto e disponibilizam transporte gratuito aos participantes.
- Em Pinhalzinho: diretamente na Unoesc ou pelo telefone pelo (49) 3366 3388.
- Em Maravilha: diretamente na Unoesc ou pelo telefone pelo (49) 3664 0973.
Ascom
Deixe seu comentário